Autor:GLEYCE
SUELLEN DA ROCHA OLIVEIRA.
Nome do Programa: PROGRAMA
DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA
EXPERIÊNCIA DE VALORIZAÇÃO À DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA COM EIXOS TEMÁTICOS.
Nome do coordenador:
Franciney Carvalho Palheta
RESUMO:
Há grande dificuldade
em encontrar metodologias para o ensino de astronomia no ensino fundamental. Na
maior parte das vezes o livro didático é a maior fonte de auxilio,no entanto o
mesmo não possui esta abordagem metodológica. NaEscola Vilhena Alves, onde se
desenvolve O PIBID de Ciências Naturais, estão sendo desenvolvidas atividades
de astronomia para estudantes do 6ª ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho
apresenta uma proposta de uma atividade experimental com a utilização de um
gnônomque pode ser utilizado para tratar de vários temas de ciências, como
determinação dos pontos cardeais, estações do ano, fases da Lua, eclipses,
entre outros. O objetivo desse
trabalho além de ter proporcionar conceitos básicos de astronomia, desperta o
interesse dos alunos e possibilita o contato direto com os fenômenos da
natureza. Esta atividade é realizada em uma abordagem construtivista e
lúdica, que proporciona o ensino e a autonomia dos estudantes.
Palavras-chaves: gnômon; Ensino-aprendizagem
de astronomia;
Referências
BRASIL. Secretaria
de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros
Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Ciências
Naturais. Brasília. MEC/SEMTEC. 1998.
LANGHI,
R.; NARDI, R.Ensino de Astronomia:
Erros Conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências.
Cad. Cat. Ens. Fis., v.24,n1: p.87-111, Abr. 2007.
Nogueira, S; Canalle, J. B. G.Astronomia:
ensino fundamental e médio. Brasília : MEC, SEB; MCT; AEB, 2009.
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