quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

RESUMO DO TRABALHO: O USO DO GNÔMON PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL


TÍTULO: O USO DO GNÔMON PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor:GLEYCE SUELLEN DA ROCHA OLIVEIRA

Nome do Programa: PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE VALORIZAÇÃO À DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA COM EIXOS TEMÁTICOS.
Nome do coordenador: Franciney Carvalho Palheta
RESUMO:


Há grande dificuldade em encontrar metodologias para o ensino de astronomia no ensino fundamental. Na maior parte das vezes o livro didático é a maior fonte de auxilio,no entanto o mesmo não possui esta abordagem metodológica. NaEscola Vilhena Alves, onde se desenvolve O PIBID de Ciências Naturais, estão sendo desenvolvidas atividades de astronomia para estudantes do 6ª ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho apresenta uma proposta de uma atividade experimental com a utilização de um gnônomque pode ser utilizado para tratar de vários temas de ciências, como determinação dos pontos cardeais, estações do ano, fases da Lua, eclipses, entre outros. O objetivo desse trabalho além de ter proporcionar conceitos básicos de astronomia, desperta o interesse dos alunos e possibilita o contato direto com os fenômenos da natureza. Esta atividade é realizada em uma abordagem construtivista e lúdica, que proporciona o ensino e a autonomia dos estudantes.
Palavras-chaves: gnômon; Ensino-aprendizagem de astronomia;

Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Ciências Naturais. Brasília. MEC/SEMTEC. 1998.

LANGHI, R.; NARDI, R.Ensino de Astronomia: Erros Conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências. Cad. Cat. Ens. Fis., v.24,n1: p.87-111, Abr. 2007.

Nogueira, S; Canalle, J. B. G.Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília : MEC, SEB; MCT; AEB, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário