sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Diário de bordo: Gnômon


Por  Ruth Helena de Almeida Gomes
Periodo: 2°semestre de 2012.
Diário de bordo
O objetivo deste trabalho é apresentar um novo método para o ensino de ciências, da qual o Professor de Astronomia Franciney Palheta se disponibilizou a ministrar aulas de Astronomia. O método foi especialmente desenvolvido para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disciplina Ciências: Assunto de Astronomia
Eixo: Terra e Universo
Assunto: Gnômon
Bem, o Professor Franciney iniciou o assunto com perguntas, o que é um Gnômon? para que serve um Gnômon? Com muita descontração,o professor deixou  os alunos  a vontade despertando assim suas curiosidades.Os alunos demonstraram interesse pelo assunto para surpresa do Professor.
A participação dos alunos permitiu o conhecimento e o envolvimento do professor,para desenvolver uma atividade do assunto  já ministrado o que é um Gnômon?e como produzir um Gnômon?
Para produzir um Gnômon, essa atividade foi aplicada através de uma  simulação  feita no papel,e logo após foi realizada numa área aberta,com desenvoltura,clareza, e obtendo bons resultados.  Houve bom entendimento sobre a utilidade do objeto, os alunos assimilaram muito bem o conteúdo  ministrado pelo Professor Franciney. O que forneceu evidências sobre a continuidade do assunto de Astronomia para as próximas aulas.
.........................................................................................................................................................
Questões para a prova de Ciências

1º) O que é um Gnômon?

2º) Identifique os pontos cardeais usando as linhas traçadas do Gnômon?

3º) Explique o quê, o Gnômon tem haver com o Sol e o Tempo?

4º) Para que serve um Gnômon?

5º) Faça um simulação de um Gnômon .O que seria um Gnômon?


Dissertação sobre a atividade.

Com uma equipe de alunas de Ciências Naturais, o Professor Franciney Palheta iniciou  a atividade na sala de aula,após ter ministrado o conteúdo sobre o que é um Gnômon.Em uma folha de papal sobre um pedaço de isopor,canetinhas,régua e uma lanterna,a atividade foi distribuída em 2 equipes,uma com o Professor Franciney e a outra com as alunas de Ciências Naturais.Formadas as equipes , com uma régua e canetinha foram traçadas as linhas que identificaram os pontos cardeais,Norte,Sul,Leste e Oeste.Após ser feita esta simulação foi  explicado como se faz a medida  do ângulo e do comprimento da sombra.Em seguida,com uma lanterna e palitos de churrasco,a atividade se desenvolveu através do efeito que a lanterna agiu sobre o palito,provocando uma sombra,o que fez obedecer uma hora para cada sombra.Mostrando ainda que o Sol não nasce todo dia no mesmo lugar.Que ele nasce sim de  Leste para Oeste.Realizada esta primeira etapa,formos para a segunda.Levando em conta o que foi mostrado aos alunos em sala de aula.A segunda etapa aconteceu fora da sala,dessa vez o Gnômon foi feito com a ajuda dos alunos,que ficaram depois das aulas esperando a hora, para que fosse marcado a primeira hora do Gnômon.A terceira etapa é com os aluno, eles  agora deverão fazer  anotações das horas,dias e mês que vão  acontecer no Gnômon.Isto é um registro de observação do movimento da sombra.Esse foi o objetivo desta atividade de identificar o que é um Gnômon.
.........................................................................................................................................................
Questões do Exercício feitas pelo professor.

1º) Quais os pontos cardeais?
R= Norte, Sul, Leste e Oeste.
2º) Na direção de ponto cardeais nasce e se põe?
R= O Sol
3º) O que é um Gnômon?
R= É  instrumento astronômico muito utilizado na antiguidade.Que consiste em haste em fiada no chão.         
4º) O que é linha Meridiana?
R=São linhas imaginárias perpendiculares a linha do Equador. Eles vão ao pólo Norte ao pólo Sul.Como o meridiano de Greenwinch que divide a terra no dois hemisfério.
5º) Como se utiliza o Gnômon para determinar os pontos cardeais?
R=Através de um Gnômon traçando as linhas Norte, Sul, Leste e Oeste.
6º) O Gnômon pode ser utilizado como na Astronomia?
R=Com Gnômon podemos determinar os pontos cardeais através da sombra da haste projetada no chão.














Nenhum comentário:

Postar um comentário