Por Ruth
Helena de Almeida Gomes
Periodo: 2°semestre de 2012.
Periodo: 2°semestre de 2012.
Diário de bordo
O objetivo deste trabalho é
apresentar um novo método para o ensino de ciências, da qual o Professor de
Astronomia Franciney Palheta se disponibilizou a ministrar aulas de Astronomia.
O método foi especialmente desenvolvido para alunos do 6º ano do Ensino
Fundamental.
Disciplina Ciências: Assunto de Astronomia
Eixo: Terra e Universo
Assunto: Gnômon
Bem, o Professor Franciney
iniciou o assunto com perguntas, o que é um Gnômon? para que serve um Gnômon? Com
muita descontração,o professor deixou os
alunos a vontade despertando assim suas
curiosidades.Os alunos demonstraram interesse pelo assunto para surpresa do
Professor.
A participação dos alunos
permitiu o conhecimento e o envolvimento do professor,para desenvolver uma
atividade do assunto já ministrado o que
é um Gnômon?e como produzir um Gnômon?
Para produzir um Gnômon, essa
atividade foi aplicada através de uma
simulação feita no papel,e logo após
foi realizada numa área aberta,com desenvoltura,clareza, e obtendo bons
resultados. Houve bom entendimento sobre
a utilidade do objeto, os alunos assimilaram muito bem o conteúdo ministrado pelo Professor Franciney. O que forneceu
evidências sobre a continuidade do assunto de Astronomia para as próximas
aulas.
.........................................................................................................................................................
Questões para a prova de Ciências
1º) O que é um Gnômon?
2º) Identifique os pontos cardeais usando as linhas traçadas
do Gnômon?
3º) Explique o quê, o Gnômon tem haver com o Sol e o Tempo?
4º) Para que serve um Gnômon?
5º) Faça um simulação de um Gnômon .O que seria um Gnômon?
Dissertação sobre a atividade.
Com uma equipe de alunas de
Ciências Naturais, o Professor Franciney Palheta iniciou a atividade na sala de aula,após ter
ministrado o conteúdo sobre o que é um Gnômon.Em uma folha de papal sobre um
pedaço de isopor,canetinhas,régua e uma lanterna,a atividade foi distribuída em
2 equipes,uma com o Professor Franciney e a outra com as alunas de Ciências
Naturais.Formadas as equipes , com uma régua e canetinha foram traçadas as
linhas que identificaram os pontos cardeais,Norte,Sul,Leste e Oeste.Após ser
feita esta simulação foi explicado como
se faz a medida do ângulo e do
comprimento da sombra.Em seguida,com uma lanterna e palitos de churrasco,a atividade
se desenvolveu através do efeito que a lanterna agiu sobre o palito,provocando
uma sombra,o que fez obedecer uma hora para cada sombra.Mostrando ainda que o
Sol não nasce todo dia no mesmo lugar.Que ele nasce sim de Leste para Oeste.Realizada esta primeira
etapa,formos para a segunda.Levando em conta o que foi mostrado aos alunos em
sala de aula.A segunda etapa aconteceu fora da sala,dessa vez o Gnômon foi
feito com a ajuda dos alunos,que ficaram depois das aulas esperando a hora,
para que fosse marcado a primeira hora do Gnômon.A terceira etapa é com os
aluno, eles agora deverão fazer anotações das horas,dias e mês que vão acontecer no Gnômon.Isto é um registro de
observação do movimento da sombra.Esse foi o objetivo desta atividade de
identificar o que é um Gnômon.
.........................................................................................................................................................
Questões do Exercício feitas pelo professor.
1º) Quais os pontos cardeais?
R= Norte, Sul, Leste e Oeste.
2º) Na direção de ponto cardeais nasce e se põe?
R= O Sol
3º) O que é um Gnômon?
R= É instrumento astronômico muito utilizado na antiguidade.Que
consiste em haste em fiada no chão.
4º) O que é linha Meridiana?
R=São linhas imaginárias
perpendiculares a linha do Equador. Eles vão ao pólo Norte ao pólo Sul.Como o
meridiano de Greenwinch que divide a terra no dois hemisfério.
5º) Como se utiliza o Gnômon para
determinar os pontos cardeais?
R=Através de um Gnômon traçando as
linhas Norte, Sul, Leste e Oeste.
6º) O Gnômon pode ser utilizado
como na Astronomia?
R=Com Gnômon podemos determinar os
pontos cardeais através da sombra da haste projetada no chão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário