TÍTULO:
A COOPERAÇÃO COM BASE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Autor: RUTH
HELENA DE ALMEIDA GOMES.
Nome do Programa: PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NATURAIS NO
ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE VALORIZAÇÃO À DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA COM
EIXOS TEMÁTICOS.
Nome do
coordenador: Franciney Carvalho Palheta
RESUMO:
O tema Meio Ambiente
está incluído nos PCN, bem como nos livros didáticos. No entanto é necessário
proporcionar práticas que possam sensibilizá-los para importância de
preservação do nosso meio. Comapoio da Embrapa está sendo desenvolvido o Projeto
de Arborização, o "Educar". Uma prática inovadora em que os alunos
aprendem a importância e benefícios das árvores, de maneira interdisciplinar,
bem como a importância de incentivar e promover o trabalho coletivo. A
cooperação entre alunos, professores e comunidade na Escola Professor Vilhena
Alves é a transformação humana e Social como meio para se alcançar a preservação
do Meio Ambiente. A metodologia consiste em: Apresentar o projeto para os
alunos; Palestras sobre o Meio Ambiente e sobre tipos de árvores, cuidados e
sua importância; O plantio das mudas com as mediações e características. Cada
sala ficará encarregada de adotar uma árvore, passando assim acompanhar seu
desenvolvimento e os cuidados necessários.
Palavras-chaves:
Meio ambiente; preservação; cooperação.
Referências
BRASIL.
Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental
– Ciências Naturais. Brasília. MEC/SEMTEC. 1998.
LANGHI,
R.; NARDI, R.Ensino de Astronomia:
Erros Conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências.
Cad. Cat. Ens. Fis., v.24,n1: p.87-111, Abr. 2007.
Nogueira, S; Canalle,
J. B. G.Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília : MEC, SEB;
MCT; AEB, 2009.
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