quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

RESUMO DO TRABALHO: A COOPERAÇÃO COM BASE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE


TÍTULO: A COOPERAÇÃO COM BASE PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Autor: RUTH HELENA DE ALMEIDA GOMES
Nome do Programa: PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DE VALORIZAÇÃO À DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA COM EIXOS TEMÁTICOS.
Nome do coordenador: Franciney Carvalho Palheta
RESUMO:


O tema Meio Ambiente está incluído nos PCN, bem como nos livros didáticos. No entanto é necessário proporcionar práticas que possam sensibilizá-los para importância de preservação do nosso meio. Comapoio da Embrapa está sendo desenvolvido o Projeto de Arborização, o "Educar". Uma prática inovadora em que os alunos aprendem a importância e benefícios das árvores, de maneira interdisciplinar, bem como a importância de incentivar e promover o trabalho coletivo. A cooperação entre alunos, professores e comunidade na Escola Professor Vilhena Alves é a transformação humana e Social como meio para se alcançar a preservação do Meio Ambiente. A metodologia consiste em: Apresentar o projeto para os alunos; Palestras sobre o Meio Ambiente e sobre tipos de árvores, cuidados e sua importância; O plantio das mudas com as mediações e características. Cada sala ficará encarregada de adotar uma árvore, passando assim acompanhar seu desenvolvimento e os cuidados necessários.
Palavras-chaves: Meio ambiente; preservação; cooperação.

Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Ciências Naturais. Brasília. MEC/SEMTEC. 1998.

LANGHI, R.; NARDI, R.Ensino de Astronomia: Erros Conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de Ciências. Cad. Cat. Ens. Fis., v.24,n1: p.87-111, Abr. 2007.

Nogueira, S; Canalle, J. B. G.Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília : MEC, SEB; MCT; AEB, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário