SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO
DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO
DE ASTRONOMIA DA UFPA
DIÁRIO DE BORDO
PROFESSORES: Franciney Palheta /
Lúcia Santos
BOLSISTA:Elciane Ribeiro
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano
/ 5MR02
1_DESCREVA COMO
OCORREU A AULA:
Faça um diário de Bordo, ou seja, um
texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:
1. Qual foi o assunto da
aula?
RESP: Tabela das fases da Lua;
Planisfério.
2. Como foi feita a
introdução?
RESP: No primeiro
momento o professor indagou a turma sobre se já haviam observado a Lua, e que
perceberam que ela muda de fase. Os alunos falaram que sim, e o professor
perguntou quantas fases a mesma tem. Em resposta disseram queela tinha quatro fases,
e o professor explicou que a Lua não permanece sete dias em uma só fase, e sim
muda de fase a cada dia, ou seja,a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês,
ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar
gradualmente. O ciclo completa dura aproximadamente 29,5 dias.
No segundo momento, o professor
retomou a atividade que havia deixado pra turma fazer na aula passada, que foi
a observação da constelação do pegasus ou “cavalo alado”, onde o professor
utilizando o planisfério celeste para a localização da mesma, onde mostrou aos
alunos como reconhecê-la no céu. Com base nisso os alunos foram levados pra
fora da sala de aula, pra colocarem em prática o que o professor explicou em
sala de aula, com isso os alunos colocaram em prática as atividades tanto do
planisfériocomo a da tabela das fases da Lua, onde os alunos ao observar a Lua e
começaram a preencher a tabela.
3. O professor fez algum
tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?
RESP: Sim, quando o professor perguntou aos
alunos se já haviam observado a Lua. E logo após usou o assunto da aula passada
sobre o reconhecimento do céu para falar como reconhecer outras constelações, e
como utilizar o planisfério.
4. Os estudantes foram
participativos?
RESP: Sim, sempre tirando suas dúvidas,
e até foram bem participativos na atividade.
5. Como o professor foi
ministrando o conteúdo?
RESP: O professor sempre envolvendo a
turma, e relacionado um assunto com outro que já foi ministrado.
6. Foi realizada alguma
atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?
RESP: Sim, foi dado a turma uma tabela
com asfases da Lua e um planisfério para que os alunos pratiquem em casa essa
atividade.
7. Você acha que os
estudantes compreenderam o conteúdo?
RESP: Alguns tiveram mais facilidade em
compreender o assunto e fazer a atividade, mas acredito que fixaram bem o que
foi repassado.
8. Você é capaz de dizer
que conteúdo o professor ministrou?
RESP: Concepção de Universo: Tabela das
fases da Lua; Planisfério.
9. Você acha que os
objetivos da aula foram alcançados?
RESP: Sim, mas será preciso que os
alunos pratiquem as atividades etirem suas dúvidas sobre os assuntos.
Neste Diário de Bordo você pode inserir
fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível a aula e suas
observações a respeito da mesma.
2_ELABORE UM PLANO DE
AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO
SERVIÇO
PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA
1_IDENTIFICAÇÃO
Nome
dos professores: Elciane Pereira.
Data:
Público-alvo:
Destinada aos alunos regularmente matriculados do ensino
fundamental 6º ano.
- Duração da aula: 07h
e 30min às 08h e 45min.
- 1_TEMA:
Astronomia
2_OBJETIVOS:
Ao final das aulas os
estudantes estarão aptos a:
- Utilizar
o calendário como forma de organizar acontecimentos e na sociedade,
compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e
ano.
- Ensinar
como acontecem as diferentes fases da Lua e quais as condições necessárias
para que ocorram os eclipses solares e lunares.
3_CONTEÚDO:
·
Concepção de Universo; tabela de fases da
Lua; como utilizar o planisfério.
4_
METODOLOGIA
1a
etapa:Para iniciar o assunto, perguntaraos alunos
em que horários é possível observar o Sol e em quais horários a Lua. Perguntar
de quais formas eles já viram a Lua no céu. Como a Lua "muda" de
formato ao longo de um mês? Explicar aos alunos como utilizar o planisfério
para o reconhecimento dos objetos no céu.
2a
etapa: Distribuir aos alunos a tabela de fases da Lua pra que ao
observarem a Lua registrem sua aparência no céu.
3a
etapa: Depoisda atividade sobre as fases da Lua, iniciaremos
outra atividade com o planisfério.
5_
AVALIAÇÃO:
Será utilizado o exercício
que foi passado aos alunos em sala de aula para a prova.
_
RECURSOS UTILIZADOS:
- Tabela de fases
da Lua impresso
- Piloto
- Planisfério
Celeste impresso
REFERÊNCIAS
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/fases-lua-eclipses-lunares-solares-643179.shtml
http://www.if.ufrgs.br/cref/gttp/planisferio/que_planisf.html
...............................................................................................................................
Atividades em anexos:
3_FAÇA UM TEXTO
EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PROFESSOR
No primeiro momento o
professor indagou a turma sobre se já haviam observado a Lua, e que perceberam
que ela muda de fase. Os alunos falaram que sim, e o professor perguntou
quantas fases a mesma tem. Em resposta disseram que ela tinha quatro fases, e o
professor explicou que a Lua não permanece sete dias em uma só fase, e sim muda
de fase a cada dia, ou seja, a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por
um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo
completa dura aproximadamente 29,5 dias.
No segundo momento, o professor
retomou a atividade que havia deixado pra turma fazer na aula passada, que foi
a observação da constelação do pegasus ou “cavalo alado”, onde o professor
utilizando o planisfério celeste para a localização da mesma, onde mostrou aos
alunos como reconhecê-la no céu. Com base nisso os alunos foram levados pra
fora da sala de aula, pra colocarem em prática o que o professor explicou em
sala de aula, com isso os alunos colocaram em prática as atividades tanto do planisfério
como a da tabela das fases da Lua, onde os alunos ao observar a Lua e começaram
a preencher a tabela.
4_RESOLVA AS QUESTÕES
DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR
5_ELABORE QUESTÕES
PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO
1)
O que é e para que serve um planisfério?
2)
Nas cartas celestes norte e sul aparecem uma
trajetória marcada com cruzinhas. O que essa trajetória representa?
3) Onde está
localizada a linha imaginária do meridiano local?
4) Quanto tempo a Lua demora, aproximadamente, para passar de
uma fase para outra?
5) Qual o tempo necessário para que se complete um ciclo de
fases?
6) Qual o tempo necessário para que a Lua complete uma volta ao
redor da Terra?
Nenhum comentário:
Postar um comentário