terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DIÁRIO DE BORDO: Tabela das fases da Lua; Planisfério.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTA:Elciane Ribeiro
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano / 5MR02


1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:

Faça um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:

1.    Qual foi o assunto da aula?

       RESP: Tabela das fases da Lua; Planisfério.

2.    Como foi feita a introdução?



RESP: No primeiro momento o professor indagou a turma sobre se já haviam observado a Lua, e que perceberam que ela muda de fase. Os alunos falaram que sim, e o professor perguntou quantas fases a mesma tem. Em resposta disseram queela tinha quatro fases, e o professor explicou que a Lua não permanece sete dias em uma só fase, e sim muda de fase a cada dia, ou seja,a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completa dura aproximadamente 29,5 dias.
              No segundo momento, o professor retomou a atividade que havia deixado pra turma fazer na aula passada, que foi a observação da constelação do pegasus ou “cavalo alado”, onde o professor utilizando o planisfério celeste para a localização da mesma, onde mostrou aos alunos como reconhecê-la no céu. Com base nisso os alunos foram levados pra fora da sala de aula, pra colocarem em prática o que o professor explicou em sala de aula, com isso os alunos colocaram em prática as atividades tanto do planisfériocomo a da tabela das fases da Lua, onde os alunos ao observar a Lua e começaram a preencher a tabela.

3.    O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?

  RESP: Sim, quando o professor perguntou aos alunos se já haviam observado a Lua. E logo após usou o assunto da aula passada sobre o reconhecimento do céu para falar como reconhecer outras constelações, e como utilizar o planisfério.

4.    Os estudantes foram participativos?

       RESP: Sim, sempre tirando suas dúvidas, e até foram bem participativos na atividade.

5.    Como o professor foi ministrando o conteúdo?

       RESP: O professor sempre envolvendo a turma, e relacionado um assunto com outro que já foi ministrado.

6.    Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?

       RESP: Sim, foi dado a turma uma tabela com asfases da Lua e um planisfério para que os alunos pratiquem em casa essa atividade.

7.    Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?

       RESP: Alguns tiveram mais facilidade em compreender o assunto e fazer a atividade, mas acredito que fixaram bem o que foi repassado.

8.    Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?


       RESP: Concepção de Universo: Tabela das fases da Lua; Planisfério.

9.    Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?


       RESP: Sim, mas será preciso que os alunos pratiquem as atividades etirem suas dúvidas sobre os assuntos.


Neste Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível a aula e suas observações a respeito da mesma.

2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO












SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

PLANO DE AULA
1_IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elciane Pereira.
Data:
Público-alvo: Destinada aos alunos regularmente matriculados do ensino fundamental 6º ano.
  • Duração da aula: 07h e 30min às 08h e 45min.
  • 1_TEMA: Astronomia

2_OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
  • Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e na sociedade, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano. 
  • Ensinar como acontecem as diferentes fases da Lua e quais as condições necessárias para que ocorram os eclipses solares e lunares. 

3_CONTEÚDO:

·         Concepção de Universo; tabela de fases da Lua; como utilizar o planisfério.

4_ METODOLOGIA
1a etapa:Para iniciar o assunto, perguntaraos alunos em que horários é possível observar o Sol e em quais horários a Lua. Perguntar de quais formas eles já viram a Lua no céu. Como a Lua "muda" de formato ao longo de um mês? Explicar aos alunos como utilizar o planisfério para o reconhecimento dos objetos no céu.
2a etapa: Distribuir aos alunos a tabela de fases da Lua pra que ao observarem a Lua registrem sua aparência no céu.
3a etapa: Depoisda atividade sobre as fases da Lua, iniciaremos outra atividade com o planisfério.
5_ AVALIAÇÃO:
Será utilizado o exercício que foi passado aos alunos em sala de aula para a prova.
_ RECURSOS UTILIZADOS:

  • Tabela de fases da Lua impresso
  • Piloto
  • Planisfério Celeste impresso


REFERÊNCIAS
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/cada-dia-sempre-novo-dia-428181.shtml.
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/fases-lua-eclipses-lunares-solares-643179.shtml
http://www.if.ufrgs.br/cref/gttp/planisferio/que_planisf.html
...............................................................................................................................
Atividades em anexos:

3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PROFESSOR

No primeiro momento o professor indagou a turma sobre se já haviam observado a Lua, e que perceberam que ela muda de fase. Os alunos falaram que sim, e o professor perguntou quantas fases a mesma tem. Em resposta disseram que ela tinha quatro fases, e o professor explicou que a Lua não permanece sete dias em uma só fase, e sim muda de fase a cada dia, ou seja, a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completa dura aproximadamente 29,5 dias.
              No segundo momento, o professor retomou a atividade que havia deixado pra turma fazer na aula passada, que foi a observação da constelação do pegasus ou “cavalo alado”, onde o professor utilizando o planisfério celeste para a localização da mesma, onde mostrou aos alunos como reconhecê-la no céu. Com base nisso os alunos foram levados pra fora da sala de aula, pra colocarem em prática o que o professor explicou em sala de aula, com isso os alunos colocaram em prática as atividades tanto do planisfério como a da tabela das fases da Lua, onde os alunos ao observar a Lua e começaram a preencher a tabela.

4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR



5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO

1)    O que é e para que serve um planisfério?
2)    Nas cartas celestes norte e sul aparecem uma trajetória marcada com cruzinhas. O que essa trajetória representa?
3)    Onde está localizada a linha imaginária do meridiano local?
4)    Quanto tempo a Lua demora, aproximadamente, para passar de uma fase para outra?
5)    Qual o tempo necessário para que se complete um ciclo de fases?
6)    Qual o tempo necessário para que a Lua complete uma volta ao redor da Terra?






Nenhum comentário:

Postar um comentário