SERVIÇO
PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO
DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO
DE ASTRONOMIA DA UFPA
DIÁRIO
DE BORDO
PROFESSORES:
Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:GleyceSuelem
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano
/5MR02
1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:
Faça um
diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes
aspectos da aula:
1. Qual foi o assunto da aula?
R: REVISÃO- observação direta das fases da lua.
2. Como foi feita a introdução?
R: Primeiramente, usando o sttelarium houve uma
revisão da aula anterior, uma breve explicação sobre a lua de acordo com a data
escolhida pelo professor para mostrar as diferentes fases da lua.
3. O professor fez algum tipo de envolvimento para
obter a atenção dos alunos?
R: sim! Na aula anterior o professor propôs uma
atividade pratica, investigativa em que na presente aula o professor comparou a
atividade de uma aluna com o programa utilizado.
4. Os estudantes foram participativos?
R: Não! A atividade proporcionou conceitos básicos
para a turma, mais poucos alunos estão acompanhando e desenhando a fase da lua
todos os dias.
5. Como o professor foi ministrando o conteúdo?
R: O
assunto foi ministrado de forma investigativa.
6. Foi realizada alguma atividade? Como foi
desenvolvida esta atividade?
R: Sim! Uma atividade pratica.
7. Você acha que os estudantes compreenderam o
conteúdo?
R: Sim! Todos os alunos compreenderam como fazer a
parte pratica. Sendo que poucos estão interagindo.
8. Você é capaz de dizer que conteúdo o professor
ministrou?
R: Foi ministradaa observação das fases da lua no
Stellerium.
9. Você acha que os objetivos da aula foram
alcançados?
R: Não em alguns pontos! A teoria foi bem repassada
e bem compreendida a aula pratica no primeiro dia houve a participação de todos
mais somente alguns prosseguiram com a atividade da observação da lua.
Neste
Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira
possível a aula e suas observações a respeito da mesma.
2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO
MINISTRADO
R:
TEMA:
Lua e suas
fases.
OBJETIVO:
Compreender
o movimento da lua
Entender a causa de determinadas fases;
ANO:
5º
TEMPO ESTIMULADO:
Quarta aula.
METODOLOGIA:
1ª Momento – A aula terá inicio ao recapitular
o assunto anterior sobre a lua e suas fases usando o sttelarium serão mostradas
as quatro principais luas de acordo com o passar dos dias e das horas.
AVALIAÇÃO:
Serão avaliados através da atividade da
lua ao ser observada todos os dias. Proposta na aula anterior.
RECURSOS
UTILIZADOS:
Stellarium.
3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA
REALIZADA PELO PROFESSOR
R: A atividade pratica sobre a lua na qual foi
revisada no dia 04 de dezembro de 2012. Utilizamos somente o stellarium para a
visualização do modo como o reflexo do sol incide na lua na qual será possível
determinar as fases da lua.
4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO
PROFESSOR
R: não houve
questões feitas pelo professor.
5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O
ASSUNTO MINISTRADO
-qual fase
da lua é o objeto mais brilhante do céu?
R: fase
cheia.
-qual a
influencia da lua em relação a terra?
R: A atração
gravitacional é sentida mais fortemente do lado da terra de fase para a lua, e
atrai a água do oceano em sua direção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário