quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

4° Diário de Bordo do PIBID aplicado na E.E.F.M VILHENA ALVES


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:GleyceSuelem
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano /5MR02                                                                   


1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:

Faça um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:

1.       Qual foi o assunto da aula?
R: REVISÃO- observação direta das fases da lua.

2.       Como foi feita a introdução?
R: Primeiramente, usando o sttelarium houve uma revisão da aula anterior, uma breve explicação sobre a lua de acordo com a data escolhida pelo professor para mostrar as diferentes fases da lua.

3.       O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?
R: sim! Na aula anterior o professor propôs uma atividade pratica, investigativa em que na presente aula o professor comparou a atividade de uma aluna com o programa utilizado.

4.       Os estudantes foram participativos?
R: Não! A atividade proporcionou conceitos básicos para a turma, mais poucos alunos estão acompanhando e desenhando a fase da lua todos os dias.


5.       Como o professor foi ministrando o conteúdo?
R: O assunto foi ministrado de forma investigativa.

6.       Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?
R: Sim! Uma atividade pratica.
  
7.       Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?
R: Sim! Todos os alunos compreenderam como fazer a parte pratica. Sendo que poucos estão interagindo.

8.       Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?
R: Foi ministradaa observação das fases da lua no Stellerium.

9.       Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?
R: Não em alguns pontos! A teoria foi bem repassada e bem compreendida a aula pratica no primeiro dia houve a participação de todos mais somente alguns prosseguiram com a atividade da observação da lua.


Neste Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível a aula e suas observações a respeito da mesma.

2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO
R:
TEMA:
Lua e suas fases.

 OBJETIVO:
Compreender o movimento da lua
      Entender a causa de determinadas fases;

ANO:
   5º

 TEMPO ESTIMULADO:
          Quarta aula.

 METODOLOGIA:

         1ª Momento – A aula terá inicio ao recapitular o assunto anterior sobre a lua e suas fases usando o sttelarium serão mostradas as quatro principais luas de acordo com o passar dos dias e das horas.


AVALIAÇÃO:
          Serão avaliados através da atividade da lua ao ser observada todos os dias. Proposta na aula anterior.

RECURSOS UTILIZADOS:
Stellarium.


3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PROFESSOR
    R: A atividade pratica sobre a lua na qual foi revisada no dia 04 de dezembro de 2012. Utilizamos somente o stellarium para a visualização do modo como o reflexo do sol incide na lua na qual será possível determinar as fases da lua.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                


4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR
R: não houve questões feitas pelo professor.

5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO

-qual fase da lua é o objeto mais brilhante do céu?
R: fase cheia.

-qual a influencia da lua em relação a terra?
R: A atração gravitacional é sentida mais fortemente do lado da terra de fase para a lua, e atrai a água do oceano em sua direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário