TÍTULO: ATIVIDADES LÚDICAS
E CONSTRUTIVISTAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONÁUTICA
Gleyce Suellem da Rocha Oliveira1
Franciney carvalho Palheta2
Instituto de ciências Exatas e
Naturais – UFPA¹ ²
Profº Msc./Orientador – Faculdade de Ciências
Naturais – UFPA2
Núcleo de Astronomia da UFPA –
NASTRO¹ ²
Apresentador:
Gleyce Suellem da Rocha Oliveira
Eixo Temático:
Ensino e divulgação: inclui ensino formal e não-formal, divulgação de eventos
em astronomia ou ciências afins.
Forma de
Apresentação: Painel.
RESUMO:
Há uma grande
dificuldade em encontrar metodologias para o ensino de ciências nas séries
iniciais do ensino fundamental, ciclo I. Maior ainda quando se trata de Ensino
de Astronomia, cuja dificuldade é encontrar material tanto teórico, quanto prático,
ou ainda teorias que possam servir de embasamento teórico. Este trabalho foi desenvolvido
com 15 alunos do nível I, faixa etária entre 6 a 8 anos, na Universidade
Federal do Para, no Núcleo de Astronomia - NASTRO. O tópico abordado na
atividade, denominada “balão-foguete”, relaciona à Terceira Lei de Newton como
explicação para o deslocamento tanto do carro-foguete e como do balão-foguete. Como
contribuição para o ensino-aprendizagem foram realizadas duas aulas, formando
uma seqüência didática, dentro de uma abordagem construtivista (Carvalho, 1998).
O objetivo do trabalho foi despertar a autonomia e ensinar conceitos básicos de
astronáutica, do conteúdo das Olímpiadas Brasileiras de Astronomia e
Astronáutica (OBA), para o Nível I, de 1a a 3a
séries do Ensino Fundamental. Estas atividades foram realizadas de forma
lúdica, que proporciona o ensino e a autonomia dos estudantes. Nesta abordagem construtivista
as aulas são divididas em vários momentos:o professor propõe o problema;Os
estudantes agem sobre os objetos para ver como eles reagem e observam o efeito
desejado; As crianças tomam consciência de como foi produzido o efeito
desejado, dando as explicações causais; escrevem e desenham sobre sua
compreensão; e relacionam a atividade ao cotidiano. Esta abordagem, feita em
várias etapas mobilizam a cooperação, atitudes e valores de autoconfiança e
autonomia e aumenta a interação professor-aluno, para se ensinar astronomia. Os
conceitos envolvendo o vôo e a
propulsão dos foguetes foram ensinados em duas aulas. Inicialmente foi realizada
a atividade da corrida com carro-foguete, feito de maneira artesanal, em que os
estudantes fizeram uma corrida. Ao testarem suas hipóteses descobriram por meio
da interação entre eles a melhor maneira de fazer o carro se mover e vencer a
corrida. Na semana seguinte realizaram a corrida de balão-foguete, em que se
depararam com uma situação semelhante a já vivenciado por eles na aula
anterior. Neste desafio que consiste em fazer com que balão-foguete se
desloque de um lado ao outro, utilizando um balão cheio de ar como propulsor e
um barbante como guia do movimento (Figura 1-b). Na análisese verificou o quão valioso foi a interação
entre eles, ao testarem suas hipóteses, e em relatarem de maneira oral ou por
desenho suas explicações sobre a propulsão e voo dos foguetes (Figura 1-c). Como
resultado da utilização da metodologia usada na aula, os alunos se sentem envolvidos
para descobrirem sobre esse “mistério” que envolve o deslocamento do foguete. Essetipo
de atividade facilita o aprendizado porque os alunos ficam motivados para
participar e discutir as possibilidades de solução do problema.A relevância
deste tipo de abordagem pode ser constatada quando verifica-se que estudantes
com sérias limitações de escrita, que são tímidos, apresentam respostas
condizente com a situação física e se mostram com desenvoltura melhor que nas
escolas em que estudam durante a semana.
REFERENCIAS
CARVALHO, A. M.
P. Ciências no Ensino Fundamental: o
conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.
Ministério da
Ciência, Tecnologia e Inovação: AGÊNCIA
ESPACIAL BRASILEIRA.
NOGUEIRA, S. Astronáutica: Coleção Explorando o Ensino,
parte2, Brasília 2009.
Banner em anexo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário