quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Resumo do trabalho: ATIVIDADES LÚDICAS E CONSTRUTIVISTAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONÁUTICA


TÍTULO: ATIVIDADES LÚDICAS E CONSTRUTIVISTAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ASTRONÁUTICA
                                                                                              

Gleyce Suellem da Rocha Oliveira1
Franciney carvalho Palheta2
Instituto de ciências Exatas e Naturais – UFPA¹ ²
Profº Msc./Orientador – Faculdade de Ciências Naturais – UFPA2
Núcleo de Astronomia da UFPA – NASTRO¹ ²

Apresentador: Gleyce Suellem da Rocha Oliveira

Eixo Temático: Ensino e divulgação: inclui ensino formal e não-formal, divulgação de eventos em astronomia ou ciências afins.

Forma de Apresentação: Painel.


RESUMO:
Há uma grande dificuldade em encontrar metodologias para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental, ciclo I. Maior ainda quando se trata de Ensino de Astronomia, cuja dificuldade é encontrar material tanto teórico, quanto prático, ou ainda teorias que possam servir de embasamento teórico. Este trabalho foi desenvolvido com 15 alunos do nível I, faixa etária entre 6 a 8 anos, na Universidade Federal do Para, no Núcleo de Astronomia - NASTRO. O tópico abordado na atividade, denominada “balão-foguete”, relaciona à Terceira Lei de Newton como explicação para o deslocamento tanto do carro-foguete e como do balão-foguete. Como contribuição para o ensino-aprendizagem foram realizadas duas aulas, formando uma seqüência didática, dentro de uma abordagem construtivista (Carvalho, 1998). O objetivo do trabalho foi despertar a autonomia e ensinar conceitos básicos de astronáutica, do conteúdo das Olímpiadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA), para o Nível I, de 1a a 3a séries do Ensino Fundamental. Estas atividades foram realizadas de forma lúdica, que proporciona o ensino e a autonomia dos estudantes. Nesta abordagem construtivista as aulas são divididas em vários momentos:o professor propõe o problema;Os estudantes agem sobre os objetos para ver como eles reagem e observam o efeito desejado; As crianças tomam consciência de como foi produzido o efeito desejado, dando as explicações causais; escrevem e desenham sobre sua compreensão; e relacionam a atividade ao cotidiano. Esta abordagem, feita em várias etapas mobilizam a cooperação, atitudes e valores de autoconfiança e autonomia e aumenta a interação professor-aluno, para se ensinar astronomia. Os conceitos envolvendo o vôo e a propulsão dos foguetes foram ensinados em duas aulas. Inicialmente foi realizada a atividade da corrida com carro-foguete, feito de maneira artesanal, em que os estudantes fizeram uma corrida. Ao testarem suas hipóteses descobriram por meio da interação entre eles a melhor maneira de fazer o carro se mover e vencer a corrida. Na semana seguinte realizaram a corrida de balão-foguete, em que se depararam com uma situação semelhante a já vivenciado por eles na aula anterior. Neste desafio que consiste em fazer com que balão-foguete se desloque de um lado ao outro, utilizando um balão cheio de ar como propulsor e um barbante como guia do movimento (Figura 1-b). Na análisese verificou o quão valioso foi a interação entre eles, ao testarem suas hipóteses, e em relatarem de maneira oral ou por desenho suas explicações sobre a propulsão e voo dos foguetes (Figura 1-c). Como resultado da utilização da metodologia usada na aula, os alunos se sentem envolvidos para descobrirem sobre esse “mistério” que envolve o deslocamento do foguete. Essetipo de atividade facilita o aprendizado porque os alunos ficam motivados para participar e discutir as possibilidades de solução do problema.A relevância deste tipo de abordagem pode ser constatada quando verifica-se que estudantes com sérias limitações de escrita, que são tímidos, apresentam respostas condizente com a situação física e se mostram com desenvoltura melhor que nas escolas em que estudam durante a semana.



REFERENCIAS

CARVALHO, A. M. P. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: AGÊNCIA ESPACIAL BRASILEIRA.

NOGUEIRA, S. Astronáutica: Coleção Explorando o Ensino, parte2, Brasília 2009.

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