sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Diário de bordo aplicado na E.E.E.F.M. VILHENA ALVES, no segundo semestre de 2012.

Por Ruth Helena de Almeida Gomes.


Diário de Bordo
O objetivo deste trabalho é apresentar um novo método para o ensino de ciências, da qual o Professor de Astronomia Franciney Palheta se disponibilizou a ministrar aulas de Astronomia. O método foi especialmente desenvolvido para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disciplina Ciências: Assunto de Astronomia
Eixo: Terra e Universo
Assunto: Cartas Celestes.          
Bem, o Professor Franciney iniciou o assunto com perguntas, o que são Cartas celestes? Para que serve uma Cartas Celestes? Com muita descontração, o professor deixou os alunos  a vontade despertando assim suas curiosidades. Os alunos demonstraram interesses pelo assunto para surpresa do Professor.
A participação dos alunos permitiu o conhecimento e o envolvimento do professor, para desenvolver uma atividade do assunto já ministrado o que é uma Carta Celeste? E como reconhecer uma Cartas Celestes?
Como definir uma Carta Celeste, essa atividade foi aplicada através de uma simulação feita no papel, e logo após foi realizada a  inda em sala de aula,com desenvoltura,clareza, e obtendo bons resultados.  Houve bom entendimento sobre a utilidade do objeto, os alunos assimilaram muito bem o conteúdo  ministrado pelo Professor franciney. O que forneceu evidências sobre a continuidade do assunto de Astronomia para as próximas aulas.
...........................................................................................................................................
Questões para  aprova de Ciências.
1º) O que é uma Carta Celeste ?

2º)Para  que serve uma Carta Celeste?

3º)Explique como definir uma Carta Celeste?

4º) Qual a relação entre a Carta Celeste e o Céu ?

5º)Explique como voce pode realizar essa atividade?


Dissertação sobre a atividade.

O Professor Franciney Palheta iniciou a atividade com a presença dos alunos que foram para uma área aberta da Escola. Com as Cartas Celestes em mãos os alunos iniciaram  a atividade , olhando para o Céu em direção ao Sul. Observaram os aglomerados de estrelas, que lhes chamaram atenção. Essas constelações formam os nomes dados para esses aglomerados de estrelas. De todas as constelações  visíveis de Norte a Sul  do Brasil, a mais famosa é a do Cruzeiro do SUL. Pois desde as antigas embarcações o homem orientava-se pelas constelações, como por exemplo o próprio Cruzeiro do SUL  que auxiliava  os navegadores definindo os pontos cardeais para não  perderem-se em alto  mar. É importante nesse processo é como reconhecer de fato uma constelação, entretanto as Cartas Celestes será o seu verdadeiro guia para uma viagem ao Céu despertando assim  a ânsia e a curiosidades dos alunos que estarão em suas residências para fazer suas primeiras observações. A partir das 20: horas eles darão seu primeiro testemunho de como reconhecer de fato uma constelação, estarão vivenciando as Constelações do cinturão de Órion,Escorpião,Pegasus, Andrômeda, Áries em fim várias  Constelações. Os alunos irão agendar durante a atividade o que observaram e o que acharam dessa experiência  de reconhecimento de  Constelação. Com a ajuda das alunas de estágio de Ciências Naturais os alunos registrarão conforme ,a aula ministrada pelo Professor Franciney Palheta,que tem como objetivo levar todo o conhecimento da Astronomia para as salas de aulas da escola Vilhena Alves.








Nenhum comentário:

Postar um comentário