Diário de Bordo
O objetivo deste trabalho é
apresentar um novo método para o ensino de ciências, da qual o Professor de
Astronomia Franciney Palheta se disponibilizou a ministrar aulas de Astronomia.
O método foi especialmente desenvolvido para alunos do 6º ano do Ensino
Fundamental.
Disciplina Ciências: Assunto de
Astronomia
Eixo: Terra e Universo
Assunto: Cartas Celestes.           
Bem, o Professor Franciney
iniciou o assunto com perguntas, o que são Cartas celestes? Para que serve uma
Cartas Celestes? Com muita descontração, o professor deixou os alunos  a vontade despertando assim suas
curiosidades. Os alunos demonstraram interesses pelo assunto para surpresa do
Professor.
A participação dos alunos
permitiu o conhecimento e o envolvimento do professor, para desenvolver uma
atividade do assunto já ministrado o que é uma Carta Celeste? E como reconhecer
uma Cartas Celestes?
Como definir uma Carta Celeste,
essa atividade foi aplicada através de uma simulação feita no papel, e logo
após foi realizada a  inda em sala de
aula,com desenvoltura,clareza, e obtendo bons resultados.  Houve bom entendimento sobre a utilidade do
objeto, os alunos assimilaram muito bem o conteúdo  ministrado pelo Professor franciney. O que
forneceu evidências sobre a continuidade do assunto de Astronomia para as
próximas aulas.
...........................................................................................................................................
Questões para  aprova
de Ciências.
1º) O que é uma Carta Celeste ?
2º)Para  que serve uma
Carta Celeste?
3º)Explique como definir uma Carta Celeste?
4º) Qual a relação entre a Carta Celeste e o Céu ?
5º)Explique como voce pode realizar essa atividade?
Dissertação sobre a atividade.
O Professor Franciney
Palheta iniciou a atividade com a presença dos alunos que foram para uma área
aberta da Escola. Com as Cartas Celestes em mãos os alunos iniciaram  a atividade , olhando para o Céu em direção
ao Sul. Observaram os aglomerados de estrelas, que lhes chamaram atenção. Essas
constelações formam os nomes dados para esses aglomerados de estrelas. De todas
as constelações  visíveis de Norte a
Sul  do Brasil, a mais famosa é a do
Cruzeiro do SUL. Pois desde as antigas embarcações o homem orientava-se pelas
constelações, como por exemplo o próprio Cruzeiro do SUL  que auxiliava 
os navegadores definindo os pontos cardeais para não  perderem-se em alto  mar. É importante nesse processo é como
reconhecer de fato uma constelação, entretanto as Cartas Celestes será o seu
verdadeiro guia para uma viagem ao Céu despertando assim  a ânsia e a curiosidades dos alunos que
estarão em suas residências para fazer suas primeiras observações. A partir das
20: horas eles darão seu primeiro testemunho de como reconhecer de fato uma
constelação, estarão vivenciando as Constelações do cinturão de
Órion,Escorpião,Pegasus, Andrômeda, Áries em fim várias  Constelações. Os alunos irão agendar durante
a atividade o que observaram e o que acharam dessa experiência  de reconhecimento de  Constelação. Com a ajuda das alunas de estágio
de Ciências Naturais os alunos registrarão conforme ,a aula ministrada pelo
Professor Franciney Palheta,que tem como objetivo levar todo o conhecimento da
Astronomia para as salas de aulas da escola Vilhena Alves. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário