terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Projeto: A Educação de Jovens e Adultos com a utilização de Micro Temas numa abordagem CTS



Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Faculdade de Ciências Naturais
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Elisangela Barreto Santana –
Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Naturais







Projeto: A Educação de Jovens e Adultos com a utilização de Micro Temas numa abordagem CTS


  

Belém – PA
2012




1 – Identificação:
Professores: João Barbosa
                       Elisangela B. Santana

Data: De 19/09/2012 a 04/10/2012.

Público Alvo: Alunos do 4º período ( 8º e 9º anos )do EJA, ensino fundamental, da E. E. E. F. M. Vilhena Alves, turmas F4TJ01 e F4TJ03, que serão chamados de turma A e turma B respectivamente, do turno da tarde.

2 – Tema:
A Educação de Jovens e Adultos com a utilização de Micro Temas numaabordagem CTS.

3 – Objetivos:

Geral:
Desenvolver habilidades e competências necessárias à tomada de decisões responsáveis sobre questões sociais e ambientais.

Específicos:
Ao final do projeto os alunos deverão estar aptos a:
Compreender seu papel no equilíbrio e manutenção da vida na terra.
Propor ações em favor de animais ameaçados de extinção em nossa região.
Defender conceitos pertinentes ao uso responsável da energia nuclear.
Formular propostas referentes à proteção da população quanto ao uso da radiação ionizante nos hospitais e clínicas de Belém.

4 – Conteúdos:
            A Hipótese de Gaia.
            A Teoria da Evolução.
            A seleção natural.
            Biomas Terrestres e biodiversidade.
            Ecologia.
            Energia Nuclear e sua utilização.
  

5 – Introdução:

                O avanço da Ciência e da Tecnologia tem influenciado fortemente a Sociedade como um todo, refletindo em mudanças no comportamento social, no desenvolvimento de habilidade e no uso dos recursos naturais. Os impactos dessas mudanças tem sido objeto de debate, visto que envolvem aspectos positivos e negativos para a sociedade e o meio ambiente, segundo SILVA E KRASILCHIK.
                Diante deste dilema, a escola se vê no papel de contribuir para a Alfabetização Científico-tecnológica (ACT) e proporcionar aos estudantes uma leitura crítica do mundo em que vivem, o que envolve ter uma compreensão abrangente dos efeitos da utilização do desenvolvimento Científico e Tecnológico na Sociedade (AULER, 2003). Para Freire (1987), no entanto, alfabetizar é muito mais que juntar letras, ler palavras, antes, envolve proporcionar a leitura do mundo, o que significa tornar o aluno um agente ativo nas decisões da sociedade civil, capaz de entender plenamente seu papel; seus direitos e responsabilidades como cidadão. À escola, cabe conduzir o estudante a essa realidade e uma proposta é uma metodologia educacional através da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), por meio de micro temas., onde um tema de impacto social é utilizado para estimular o aluno a aprender e desenvolver estratégias de ação frente à problemática apresentada.
                Assim, espera-se alcançar um desempenho dos alunos, no sentido de sensibilizá-los a uma atitude consciente que é o resultado da ACT, por meio de uma abordagem CTS, levando-os a uma tomada de decisão crítica e construtiva tão necessária na sociedade contemporânea (SANTOS e MORTIMER, 2001).


6 – Justificativa:

A abordagem CTS surgiu como contraposição ao ensino conteudista, formalista e dogmatizante, falado e restrito ao livro didático; tão comuns nas escolas há décadas, exigindo do professor uma auto-análise quanto a que postura adotar; um professor conservador ou um professor revolucionário (TEIXEIRA, 2003). A partir da postura revolucionária, onde o professor assume o compromisso de contribuir para a emancipação dos estudantes, o presente projeto propõe a utilização de micro temas como recurso metodológico ao abordar assuntos referentes à ecologia e energia nuclear.  
Os Micro temas tem sido uma prática bastante difundida entre professores de todas as áreas, primeiro por ser uma estratégia de contextualização bastante eficaz, e depois, por permitir ao professor contemplar os conteúdos curriculares em uma única aula ou uma unidade do programa, sem abrir mão da ACT, esboçando assim a perspectiva CTS, ainda que de maneira tênue (BRITO e GOMES,XXX).
A abordagem CTS por meio de micro temas se fará em dois momentos: A apresentação do tema: Animais ameaçados de extinção da nossa regiãoe Medidas de proteção radiológica nos serviços ofertados à população nas clínicas e hospitais de Belém.
Quanto à primeira proposta, inspirada em Mol e Santos (2000), seguirá os seguintes passos:
1 – Introdução do tema de relevância social.
2 – Problematização.
3 – Apresentação dos conceitos necessários à abordagem do tema.
4 – Retomada do tema.
5 – Introdução de atividades relacionadas à tomada de decisão.

Referente à segunda proposta, inspirada em Aikenhead (1994), seguirá os seguintes passos:
1 – Introdução de um problema social.
2 – Análise da tecnologia relacionada ao tema social.
3 – Estudo do conteúdo científico em função do tema.
4 – Estudo da tecnologia correlata em função do conteúdo apresentado.
5 – Discussão da questão social original.
6 – Apresentação das ações referente ao problema social.

               

7 – Metodologia:

                O projeto terá uma abordagem qualitativa (SEVERNO, 2007) visto que se pretende estimular nos alunos atitudes que visem melhorar a realidade em que estão inseridos, fazendo com que os mesmos reconheçam seu papel na construção de uma sociedade crítica e participativa nas decisões que envolvem a utilização de tecnologias resultantes da evolução científica.
O projeto transcorrerá durante as aulas de Ciências e será realizado em 8 horas/aulas em cinco encontros para a turma F4TJ01 e 9 horas/aulas, divididos em três encontros para a turma F3TJO3, que teremos num período de três semanas em sala de aula, sala de vídeo, além de uma visita Museu Emílio Goelde. As atividades serão assim divididas:

TURMA F4TJ01:

1º MOMENTO: 2 AULAS
Os alunos serão conduzidos ao Museu Emílio Goelde para uma visita, onde terão a oportunidade de ter contato com a flora e fauna nativa e serão apresentados conceitos de ecologia: colônia, comunidade, sociedade e ecossistemas. Ficarão a par dos animais de nossa região ameaçadas de extinção e o que se tem feito no estado no intuito de preservar tais espécies, bem como as leis de proteção ambiental vigentes. Nesta ocasião os alunos serão instigados a refletir sobre seu papel na preservação ambiental, começando com medidas simples como evitar a prática de manter pássaros em cárcere; alimentar-se de tartaruga, jabuti, tracajá ou jacaré; fomentar ou participar de briga de pássaro ou galo, além de serem estimulados a tornarem-se multiplicadores da idéia.

2º MOMENTO: 1 AULA
A problematização ocorrerá por meio de alguns questionamentos feitos aos alunos:
ü  Qual a quantidade de animais é apreendida em nossa região por ano?
ü  Quantas denúncias são recebidas e quais os canais são disponibilizados para este fim?
ü  Quais as penalidades que os infratores estão sujeitos e com que freqüência são aplicadas?
ü  Existem leis Federais e Estaduais que tratam especificamente da proteção de animais ameaçados de extinção? Em caso positivo, quais são?
ü  Que medidas são tomadas para manter a população informada do problema em nossa região?
ü  Como cada um de nós pode contribuir para evitar a extinção destas espécies em nossa região, bem como da prática de ringas?
                Em seguida os alunos serão divididos em cinco grupos e cada equipe ficará responsável de encontrar a resposta para cada uma das cinco primeiras perguntas. Além disso, cada equipe proporá uma ação que responda a última pergunta.
                Para que os alunos possam compreender a relevância da ação humana sobre o meio ambiente, serão apresentados os conceitos: A hipótese de Gaia, a Teoria da Evolução e seleção natural.

                3º MOMENTO:2 AULAS
                A aula terá início com uma avaliação das atividades desenvolvidas pelos alunos e intervenções, no sentido de esclarecer dúvidas e incentivar o desenvolvimento das atividades. Na sequência será apresentada uma aula sobre Biomas Terrestres e Biodiversidade.
Após isso, os alunos serão conduzidos à sala de vídeo, onde será tocada a música “Rosa de Hiroshima” de Vinícios de Moraes e alguns slides sobre os efeitos da explosão da bomba atômica serão mostrados. Em seguida, será levantada uma discussão sobre as implicações da utilização da energia nuclear, mas uma vez instigados com perguntas:
ü  Foi apenas em Hiroshima e Nagasaki que ocorreram problemas devido ao uso de energia nuclear? Em caso negativo, onde mais?
ü  No Brasil o que ocorreu em Goiânia na década de 80 referente ao assunto? Como o caso foi tratado?
ü  Em Belém há o risco de acidentes relacionados ao uso de energia nuclear? Onde e como poderiam ocorrer?
ü  Quem descobriu a radioatividade e como ela tem sido utilizada no último século “para o bem e para o mal”?
ü  Além da radioatividade, como a radiação ionizante tem sido utilizada como recurso diagnóstico? Qual a diferença entre radioatividade e radiação ionizante?
ü  Como a sociedade pode se proteger dos riscos e como estamos envolvidos pessoalmente em nos proteger e defender nosso direito de acesso a tratamento com radiação sem acarretar riscos à nossa saúde?
Novamente os alunos serão divididos em cinco equipes e cada um ficará responsável de responder uma das cinco primeiras perguntas e apresentar propostas que respondam a última pergunta.

4º MOMENTO: 1 AULA
A aula ocorrerá na sala de vídeo onde será apresentado um documentário sobre o acidente de Goiânia. Os alunos serão convidados a darem sua contribuição por compartilhar das pesquisas feitas sobre o tema.
Os alunos receberão uma cópia da carta de Einstein ao Presidente Roossevelt, de 2 de gosto de 1939 e serão incentivados a responderem a Einstein, discutindo o assunto, propondo ações ou pedindo esclarecimentos. A carta deverá ser entregue na aula seguinte.
Antes de encerrar a aula os alunos serão orientados quanto a suas pesquisas e propostas. Serão esclarecidas eventuais dúvidas e questionamentos.

5º MOMENTO: 2 AULAS
Para o melhor desenvolvimento das atividades os alunos assistirão uma aula com os seguintes assuntos:
ü  Descoberta da radioatividade;
ü  Utilização da energia nuclear para diagnóstico médico, para produção de energia e para fins bélicos;
ü  A diferença entre Radioatividade a Radiação Ionizante;
ü  Os efeitos nocivos da radiação e limiares de dose;
ü  A tecnologia utilizada atualmente para tratamento médico e diagnóstico.
ü  EPIs e sua utilização;
Em seguida será retomada a discussão sobre o que se tem feito em Belém para informar a população dos riscos do uso da radiação ionizante e exames constantes desnecessário. Os alunos apresentarão suas propostas referentes ao tema-problema social apresentado.
Os alunos serão informados da data em que irão apresentar para a comunidade as suas ações.

TURMA F4TJ03:
Em virtude desta turma ter as três aulas semanais em um único dia a programação será a mesma, no entanto as atividades serão programadas para ocorrerem apenas em três momentos.


8 – Recursos Materiais:

ITENS
Qtde
VALOR UN. R$
VALOR TOTAL R$
VÍDEO



NOTE BOOK



CAIXA DE SOM



PROJETOR



CÓPIA E IMPRESSÃO
140
0,10
14,00
TOTAL
14,00




9 – CRONOGRAMA:
DIA/MÊS
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

19/09
20/09
25/09
26/09
27/09
02/10
03/10
 04/10
TURMA B (PRIMEIRO MOMENTO)
   X







TURMA A (PRIMEIRO MOMENTO)

   X






TURMA A (SEGUNDO MOMENTO)


   X





TURMA B (SEGUNDO MOMENTO)



   X




TURMA A (TERCEIROMOMENTO)




   X



TURMA A (QUARTO MOMENTO)





   X


TURMA B (TERCEIRO MOMENTO)






   X

TURMA A (QUINTO MOMENTO)







   X







REFERÊNCIAS:

AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: Um novo “Paradigma”? 2003.

BRITO, L. P. e GOMES, N. F. O ensino de física através de Temas no atual cenário do ensino de Ciências. VI ENPEC, Florianópolis, SC, 2006.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1987.

SANTOS, W.L.P. e MORTIMER, E.F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Revista Ciência e educação v.7 No1, p 95-111, 2001.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, P.F. e KRASILCHIK M. Bioética e percepções de licenciandos de ciências e biologia – contribuições para os desafios do século XXI.

TEIXEIRA, P. M. M. Educação científica e movimento CTS no quadro das tendências pedagógicas no Brasil. 2003.

Registros anexos:















Nenhum comentário:

Postar um comentário