SERVIÇO
PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO
DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO
DE ASTRONOMIA DA UFPA
DIÁRIO
DE BORDO
PROFESSORES:
Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTA:
Gleyce Oliveira
TURMA:
6oano /5MR02
1_DESCREVA
COMO OCORREU A AULA:
Faça
um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os
seguintes aspectos da aula:
1.
Qual foi o assunto da aula?
R:
Astrolábio.
2.
Como foi feita a introdução?
R:
Primeiramente, usando o Stellarium houve uma breve explicação sobre a
visualização ou observação do céu na qual poderão identificar algumas
constelações no dia da aula como: serpente, peixe, touro, lebre e outros. Após
a identificação das constelações os alunos compreenderam como fazer medidas
angulares com as mãos para descrever o tamanho aparente dos objetos celestes.
3.
O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?
R:Sim!
Ao identificar o céu no momento em que estava ocorrendo a aula e em outras
datas comemorativas indicada pelos alunos. O professor propôs uma atividade
prática, em que os alunos interagiram de forma ativa, quais iriam testar
durante a semana e obter suas próprias conclusões.
4.
Os estudantes foram participativos?
R:Sim!
O interesse dos alunos despertou, ao poder ver a imagem do seu signo no céu no
exato momento. E como estava o céu no dia em que eles nasceram. Em que
possibilitou um contato direto entre os alunos e os fenômenos da natureza.
5.
Como o professor foi ministrando o conteúdo?
R:
O assunto foi ministrado de forma lúdica e interativa com a participação dos
estagiários que estavam ajudando a orientá-los nas atividades.
6.
Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?
R:
Sim! Uma atividade pratica.
7.
Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?
R:
Sim! O conteúdo foi dado de forma clara tanto quanto o experimento. Sendo assim
Os alunos teve facilidade em compreendera a atividade. E devem testar esse
conhecimento adquirido na atividade pratica em casa durante a semana.
8.
Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?
R:
Foi ministrado como encontrar as constelações e localiza-los e como fazer as
medidas dos ângulos dos astros.
9.
Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?
R:
Sim! Durante a aula os alunos interagiram com o experimento estabelecendo
relações entre as informações e assim aprimorando seus entendimentos.
Neste
Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor
maneira possível a aula e suas observações a respeito da mesma.
2_
ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO
R:
TEMA:
Gnomo.
OBJETIVO:
Identificar
as constelações no céu e como localizá-las.
Compreender
as medidas dos ângulos dos astros.
ANO:
5º
TEMPO
ESTIMULADO:
Segunda
aula.
METODOLOGIA:
1ª
Momento – Começaremos a aula interagindo com os alunos, na qual serão mostradas
de forma lúdica usando o Stellarium as constelações no dia e hora indicado
pelos alunos e os signos de cada um. Em seguida aprender a calcular a altura e
os ângulos dos astros.
2ª
Momento – Após a familiarização das constelações os alunos iram construir um
astrolábio na qual terão que medir a altura e o ângulo da lua e a constelação
de pegasus.
AVALIAÇÃO:
Serão
avaliados através do experimento construído em sala de aula no qual terão que
medir os astros citados pelo professor (lua e pegassus).
RECURSOS
UTILIZADOS:
Transferidor
de papel de 90º, papel cartão, cola branca, canudinho ou caneta e barbante.
3_FAÇA
UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PROFESSOR
R:
O astrolábio foi desenvolvido para resolver diversos problemas astronômicos. Um
instrumento antigo usado para medir a altura dos astros acima dos horizontes.
Com um transferidor de papel de 90º colado no papel cartão e bem no centro da
parte reta fizeram um furo no qual passava um pedaço de barbante com algum peso
pendurado na ponta em seguida, foi colocado um canudinho na ponta do astrolábio
em que foi dobrado e grampeado. Assim que ficaram prontos os astrolábios os
alunos escolheram algum objeto e olharam pelo canudinho no topo do objeto e
verificaram então o ângulo e a altura do objeto escolhido. Existe outra maneira
de identificar as posições das estrelas. Usando o ângulo visual para cada
posição da mão estendida corresponde uma medida angular.
4_RESOLVA
AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR
R:
Não houve exercício.
5_ELABORE
QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO
-
O que é um astrolábio?
R:
É um instrumento antigo, usado para medir a altura dos astros acima do
horizonte.
-
Como o astrolábio pode ser utilizado na astronomia?
R:
O astrolábio foi desenvolvido para resolver alguns problemas astronômicos como:
como medir os ângulos dos astros visíveis no qual constituíam o principal
referencial dos primeiros grandes navegadores.
-
O que é uma eclíptica?
R:
É uma linha onde acontecem os eclipses, é a linha onde o sol passa e essa linha
passa por todas as constelações do zodíaco.
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