quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

2° Diário de Bordo do PIBID aplicado na E.E.F.M VILHENA ALVES


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA
DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTA: Gleyce Oliveira
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano /5MR02

1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:
Faça um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:
1. Qual foi o assunto da aula?
R: Astrolábio.
2. Como foi feita a introdução?
R: Primeiramente, usando o Stellarium houve uma breve explicação sobre a visualização ou observação do céu na qual poderão identificar algumas constelações no dia da aula como: serpente, peixe, touro, lebre e outros. Após a identificação das constelações os alunos compreenderam como fazer medidas angulares com as mãos para descrever o tamanho aparente dos objetos celestes.
3. O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?
R:Sim! Ao identificar o céu no momento em que estava ocorrendo a aula e em outras datas comemorativas indicada pelos alunos. O professor propôs uma atividade prática, em que os alunos interagiram de forma ativa, quais iriam testar durante a semana e obter suas próprias conclusões.
4. Os estudantes foram participativos?
R:Sim! O interesse dos alunos despertou, ao poder ver a imagem do seu signo no céu no exato momento. E como estava o céu no dia em que eles nasceram. Em que possibilitou um contato direto entre os alunos e os fenômenos da natureza.
5. Como o professor foi ministrando o conteúdo?
R: O assunto foi ministrado de forma lúdica e interativa com a participação dos estagiários que estavam ajudando a orientá-los nas atividades.
6. Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?
R: Sim! Uma atividade pratica.
7. Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?
R: Sim! O conteúdo foi dado de forma clara tanto quanto o experimento. Sendo assim Os alunos teve facilidade em compreendera a atividade. E devem testar esse conhecimento adquirido na atividade pratica em casa durante a semana.
8. Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?
R: Foi ministrado como encontrar as constelações e localiza-los e como fazer as medidas dos ângulos dos astros.
9. Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?
R: Sim! Durante a aula os alunos interagiram com o experimento estabelecendo relações entre as informações e assim aprimorando seus entendimentos.
Neste Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível a aula e suas observações a respeito da mesma.
2_ ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO
R:
TEMA:
Gnomo.
OBJETIVO:
Identificar as constelações no céu e como localizá-las.
Compreender as medidas dos ângulos dos astros.
ANO:
TEMPO ESTIMULADO:
Segunda aula.
METODOLOGIA:
1ª Momento – Começaremos a aula interagindo com os alunos, na qual serão mostradas de forma lúdica usando o Stellarium as constelações no dia e hora indicado pelos alunos e os signos de cada um. Em seguida aprender a calcular a altura e os ângulos dos astros.
2ª Momento – Após a familiarização das constelações os alunos iram construir um astrolábio na qual terão que medir a altura e o ângulo da lua e a constelação de pegasus.
AVALIAÇÃO:
Serão avaliados através do experimento construído em sala de aula no qual terão que medir os astros citados pelo professor (lua e pegassus).
RECURSOS UTILIZADOS:
Transferidor de papel de 90º, papel cartão, cola branca, canudinho ou caneta e barbante.
3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PROFESSOR
R: O astrolábio foi desenvolvido para resolver diversos problemas astronômicos. Um instrumento antigo usado para medir a altura dos astros acima dos horizontes. Com um transferidor de papel de 90º colado no papel cartão e bem no centro da parte reta fizeram um furo no qual passava um pedaço de barbante com algum peso pendurado na ponta em seguida, foi colocado um canudinho na ponta do astrolábio em que foi dobrado e grampeado. Assim que ficaram prontos os astrolábios os alunos escolheram algum objeto e olharam pelo canudinho no topo do objeto e verificaram então o ângulo e a altura do objeto escolhido. Existe outra maneira de identificar as posições das estrelas. Usando o ângulo visual para cada posição da mão estendida corresponde uma medida angular.
4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR
R: Não houve exercício.
5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO
- O que é um astrolábio?
R: É um instrumento antigo, usado para medir a altura dos astros acima do horizonte.
- Como o astrolábio pode ser utilizado na astronomia?
R: O astrolábio foi desenvolvido para resolver alguns problemas astronômicos como: como medir os ângulos dos astros visíveis no qual constituíam o principal referencial dos primeiros grandes navegadores.
- O que é uma eclíptica?
R: É uma linha onde acontecem os eclipses, é a linha onde o sol passa e essa linha passa por todas as constelações do zodíaco.

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