terça-feira, 29 de janeiro de 2013

DIÁRIO DE BORDO: Stellarium, Google Earth e o Celestia, aplicativos para computador.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTA:Elciane Ribeiro 
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano / 5MR02


1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:

Faça um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:

1.    Qual foi o assunto da aula?

Apresentação do Stellarium, Google Earth e o Celestia, aplicativos para computador. Utilizou o Stellarium para mostrar pra turma, como podem observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador como se estivesse no chão olhando para o céu.Além de conhecer esses aplicativos,aprenderam também a construir um astrolábio ,um antigo instrumento que teve muita importância na astronomia,principalmente  na astronomia náutica,quando os astros visíveis no céu constituíam o principal referencial dos primeiros grandes navegadores.O professor também  identificou a constelação  do “ cavalo alado”o pegasus,explicou o que é eclíptica  linha na qual o Sol passa,e também onde ocorre um eclipse .

2.    Como foi feita a introdução?

O professor perguntou para a turma uma data importante, e pra qual lugar eles queriam ir, muitos responderam que a data importante era o dia do seu aniversário, então os alunos falaram e o professor regrediu no tempo através de um sistema de datas e horários e mostrou a eles os corpos celestes que estavam no céu nesse dia, os alunos ficaram encantados com o Stellarium.





3.    O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?

 Sim.Fez pergunta sobre o dia de seu nascimento, e se eles já haviam visto algum corpo celeste no céu, os alunos estavam bem interessados nos assuntos propostos.

4.    Os estudantes foram participativos?

Sim. Eles faziam perguntas do que eles não estavam entendendo,e depois de construir o astrolábio já se apressaram logo para em medir a altura de alguns objetos da escola.

5.    Como o professor foi ministrando o conteúdo?

No primeiro momento, o professor fez alguns questionamentos para os alunos dos assuntos a serem ministrados, e no desenvolvimento da aula com os alunos já compreendendo do que seria trabalhado ficou mais fácil.


6.    Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?

Sim, a construção de um astrolábio. Foi feita a distribuição de transferidor já impresso para os alunos, onde eles tinham que colar o mesmo no papel grosso que lhes foi dado,o professor orientou para que amarrassem um objeto pesado no barbante.Depois de pronto os alunos tiveram que observar desta forma objetos que estavam na sala de aula.

7.    Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?

Alguns apresentaram dificuldades, mas se praticar a atividade de acordo com que foi aplicado em sala de aula, vão se surpreender com o resultado.


8.    Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?

  Reconhecimento dos corpos celestes, construção de um astrolábio.


9.    Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?

Ainda não, no que se refere à observação dos corpos celestes com o astrolábio, pois só observando é que os alunos vão poder ver o tamanhoàs mudanças. Referente à aula acredito que sim, pois os alunos estavam bem participativos.

Neste Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível à aula e suas observações a respeito da mesma.


2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO.


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

PLANO DE AULA 

1_IDENTIFICAÇÃO
Nome dos professores: Elciane Pereira.
Data:
Público-alvo: Destinada aos alunos regularmente matriculados do ensino fundamental 6º ano.
  • Duração da aula: 07h e 30min às 08h e 45min.
  • 1_TEMA: Astronomia
2_OBJETIVOS:
Ao final das aulas os estudantes estarão aptos a:
·         Entender que as observações dos corpos celestes foram muito importantes para os antigosprincipalmente para a astronomia náuticaque possibilitaram a orientação dos navegadores europeus durante a expansão marítima.
·         Compreender que os compôs celestes tem relação direta com os fenômenos ocorridos na terra.
·         Entender como se processa o movimento de rotação da Terra e, em consequência, como se dá o movimento aparente do Sol.


3_CONTEÚDO:

·         Reconhecimento dos corpos celestes, construção do astrolábio.

4_ METODOLOGIA

1a etapa:Explicar como os povos utilizavamo astrolábio para sua localização.
2ª etapa: Para medir a altura do Sol com o astrolábio, separaros alunos em duplas: um para segurar o barbante e fazer a leitura do ângulo, o outro para alinhar o canudo com os raios solares.
3a etapa: O alinhamento pode ser percebido quando a sombra do canudo, com formato circular, aparecer sobre a folha de papel que deve ser usada como anteparo. O procedimento é chamado de "pesagem do Sol". Mostrarque a direção das sombras que o Sol projeta quando passa por seu ponto mais alto no céu corresponde à orientação Norte-Sul geográfica. A turma perceberá as dificuldades práticas da "pesagem do Sol" em terra firme e poderá avaliar os problemas da medição em alto mar. 
5_ AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados através de exercícios referentes ao assunto.
6_ RECURSOS UTILIZADOS
  • Papel grosso
  • Papel A4
  • Piloto
  • Transferidor
  • Tesoura
  • Barbante
  • Cola
  • Canudinho







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
.....................................................................................................................................................

Atividades em anexos

3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA
PELO PROFESSOR.








4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR.


  Não foi feito o exercício.







5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário