terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ações Referentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID no 3° Período (de 2012) da E.E.E.F e Médio Vilhena Alves em Belém do Pará.

 
Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Faculdade de Ciências Naturais
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Elisangela Barreto Santana –
Graduando em Licenciatura Plena em Ciências Naturais



Projeto: A Aprendizagem Significativa em uma oficina de Astronomia a alunos do ensino fundamental na escola Vilhena Alves na cidade de Belém.





Belém – PA
2012

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1 – Identificação:
Professores: João Barbosa
                       Elisangela B. Santana

Data: De 19/09/2012 a 09/10/2012.

Público Alvo: Alunos do 3º período ( 6º e 7º anos ) do EJA, ensino fundamental, da E. E. E. F. M. Vilhena Alves, turmas F3TJ01 e F3TJ02, que serão chamados de turma A e turma B respectivamente, do turno da tarde.

2 – Tema:
A Aprendizagem Significativa em uma oficina de Astronomia a alunos do ensino fundamental na escola Vilhena Alves na cidade de Belém.

3 – Objetivos:

Geral:
Trabalhar de maneira significativa os conceitos de Astronomia no Ensino Fundamental.

Específicos:
Ao final do projeto os alunos deverão estar aptos a:
Compreender as causas das estações do ano.
Diferenciar dia, mês e ano e os fenômenos responsáveis por sua formação.
Entender como surgiram os calendários, bem como sua importância no passado e presente.
Definir as Fases da Lua e suas causas.
Identificar os Planetas e Estrelas.

4 – Conteúdos:
Estações Meteorológicas e previsão do tempo.
As Estações do Ano.
Movimentos de rotação e translação.
Força da Gravidade.
Calendário.
Duração do dia,mês e ano.
Fases da Lua.
Efeito das Marés e estabilização do clima.
Isaac Newton e a luz.
Decomposição da luz.
Estrelas e Planetas.

5- Introdução:

            O ensino de Astronomia é incentivado no terceiro ciclo nos PCN dentro do Eixo Temático “Terra e Universo” (BRASIL, 1998). No entanto a forma como tem sido trabalhado nas escolas de ensino fundamental deixam pouco espaço para o aluno exercer sua criatividade, manifestar suas dificuldades ou ter um aprendizado significativo. Assim faz-se necessário a utilização de uma metodologia que dê ao aluno autonomia e a possibilidade de uma participação ativa no processo de ensino-aprendizagem (FREIRE, 1996).
            Dentro desta perspectiva, a Teoria da Aprendizagem Significativa satisfaz essa necessidade, pois está pautada na preocupação com o aprendizado do estudante, levando em consideração sua estrutura cognitiva (PRAIA, 200O). O presente projeto tem como ponto focal o aluno e seu aprendizado na medida em que os conteúdos são apresentados e o processo de ensino-aprendizagem é investigado.
Para facilitar o aprendizado serão realizadas quatro oficinas para a construção de modelos explicativos com o uso de materiais de baixo custo, que serão doados para a escola e poderão ser utilizados por outros professores ao trabalharem tais conteúdos. Essas oficinas servirão como organizadores prévios dentro da proposta da Aprendizagem Significativa, além de outros elementos que serão igualmente explorados.
Espera-se assim ser capaz de favorecer a Aprendizagem Significativa dentro do espaço escolar, levando os alunos a adotarem uma postura autônoma diante do aprendizado e estabelecendo um ambiente escolar amigável e acessível aos alunos.


6- Justificativa:

Em virtude da ampla gama de elementos sugeridos ao trabalhar a teoria da Aprendizagem Significativa e da disponibilidade do tempo ser insuficiente para a abordagem desejada, apenas alguns elementos Teoria da Aprendizagem significativa serão aqui utilizados.
Segundo David Ausubel, o ponto de partida para uma aprendizagem significativa é entender o que o aluno já sabe (MOREIRA, 2006). Para tanto, é necessário entender seus subsunçores, ou seja, conhecer o que o aluno já tem em sua estrutura cognitiva, que irá ajudar a estruturar de maneira significativa os assuntos trabalhos. Isso será feito por meio de questionários aplicados antes do início dos tópicos de estudo sobre assuntos de astronomia.
O passo seguinte seria fornecer materiais que possibilitem ao estudante construir da maneira significativa seu próprio conhecimento. Isso se dá através da apresentação dos Organizadores prévios, que sãomateriais instrucionais utilizados antes dos materiais de aprendizagem em si, sempre em um nível mais elevado de abstração, generalidade e inclusividade (MOREIRA, 2008). Tais organizadores prévios serão apresentados através de vídeos, palestras e aulas expositivas, bem como pelas oficinas que serão realizadas no laboratório multifuncional da escola e os experimentos que serão realizados a partir dos modelos construídos pelos próprios alunos.
Enquanto os conteúdos são apresentados, será feita a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa, elementos que possibilitam a construção do conhecimento de maneira progressiva ao passo que inter-relacionam as partes com o todo. Este aspecto da Teoria da Aprendizagem significativa será introduzido de maneira subjetiva nas aulas, explicações e palestras, bem como na execução dos experimentos a partir dos modelos construídos.
A diferenciação progressiva aparece como princípio programático da matéria de ensino, segundo o qual as idéias mais gerais e inclusivas do conteúdo devem ser apresentadas no início da instrução e, progressivamente, diferenciadas em termos de detalhe e especialidade, visando fornecer degraus progressivos de aprendizagem, o que satisfaz a aprendizagem cognitiva que afirma que o conhecimento é organizado progressivamente na estrutura cognitiva, de maneira hierárquica (PRAIA, 2000).
Dentro da perspectiva da aprendizagem significativa ainda se faz necessário a reconciliação integrativa que é o princípio segundo o qual a instrução deve também explorar relações entre idéias, apontar similaridades e diferenças importantes e reconciliar discrepâncias reais ou imaginárias (MOREIRA, 2006). Isso será feito ao passo que os assuntos irão sendo trabalhados e cada aspecto será relacionado com os anteriores, mostrando que estão todos interligados dentro do tema central Astronomia.
Será apresentado aos alunos um mapa conceitual como recurso didático, uma vez que segundo o princípio ausubeliano os mapas podem ser usados para mostrar hierarquias entre conceitos que estão sendo ensinados em uma unidade de estudo,como será o nosso caso (MOREIRA, 2006). No entanto, visto que os mapas conceituais podem ser utilizados também como instrumento de avaliação, os estudantes serão encorajados a fazer um mapa conceitual após a realização das oficinas, com o intuito de avaliarmos o grau de aprendizagem dos mesmos.
Enfim, diversos aspectos da Aprendizagem Significativa serão utilizados no intuito de possibilitar aos estudantes um aprendizado significativo ao invés de apenas trabalhar os conteúdos de maneira fragmentada, restrito a reprodução do conhecimento, o que é uma prática bem comum no atual paradigma educacional (BEHRENS, 2005).





7 – Metodologia:

O projeto terá por base a pesquisa qualitativa, uma vez que envolverá a observação, intervenção, participação e a interpretação dos dados por parte da pesquisadora (OLIVEIRA, 2008).A metodologia envolverá a observação, questionários, apresentação de seminários, visita a um espaço não formal de ensino em Astronomia, a coleta e a análise documental no intuito de compreender e realizar um diagnóstico da metodologia utilizada e, se pretende ainda, interferir e propor ao conjunto de sujeitos participantes mudanças que levem a adoção de uma postura autônoma, enquanto com isso se constrói a aprendizagem significativa(SEVERINO, 2007).
O projeto transcorrerá durante as aulas de Ciências e será realizado em 9 horas/aulas, divididos em seis encontros que teremos num período de três semanas em sala de aula e laboratório, além de uma visita ao Núcleo de Astronomia da UFPA (NASTRO). As atividades serão assim divididas:

1º Encontro: 1 aula
            O projeto será apresentado aos alunos e a proposta será discutida com a turma a fim de delinear a metodologia de trabalho. Os alunos formarão suas equipes e serão conduzidos ao laboratório onde ocorrerão as oficinas. Ainda no laboratório os alunos responderão a um questionário com perguntas sobre os conteúdos que serão trabalhados, com o intuito de identificar os subsunçores. Serão incentivados a serem assíduos e participativos a fim de alcançarem um aprendizado significativo. Será explicado como ocorrerão as oficinas e cada equipe receberá um informativo de como executar suas atividades conforme escolha ou sorteio.

2º Encontro: 2 Aulas
            Os alunos serão conduzidos ao laboratório onde assistirão a um vídeo sobre o funcionamento de uma estação meteorológica e informações sobre como são feitas as previsões do tempo e medições pluviométricas em Belém. Após a apresentação receberão os materiais e as instruções para a produção de uma estação meteorológica, a construção de uma Biruta e um pluviômetro, a ser instalado em um lugar pré-estabelecido pela direção da escola.

3º Encontro: 1 Aula
            Será realizada a oficina Gnomo e Relógio de Sol. Haverá uma explicação do que é um gnomo e como se utiliza para determinar os pontos cardeais, importantes para a utilização do relógio de Sol e a fixação da Biruta da estação meteorológica.

4º Encontro: 2 Aulas
Ocorrerá a terceira oficina que será a fabricação de um modelo explicativo sobre as estações do ano. Em seguida os alunos serão conduzidos à sala de vídeo onde assistirão a um seminário sobre as estações do ano e Calendários - importância e utilização desde a antiguidade.

5º Encontro: 1 Aula
            Os alunos serão conduzidos à sala de aula onde assistirão a dois vídeos, um sobre como ocorrem as fases da Lua e outro sobre os efeitos de maré. Emseguida darão início a ultima oficina que será a produção do Painel fases da Lua, um modelo explicativo para o período sinódico da Lua.

6º Encontro: Nastro
            Os alunos serão conduzidos à UFPA para conhecerem o NASTRO, onde participarão de uma palestra sobre erros conceituais em Astronomia, comuns em livros didáticos. Serão convidados a produzirem um mapa conceitual dos assuntos aprendidos, que será utilizado como recurso avaliativo.

7º Encontro: 2 Aulas
            Será a culminância das atividades. Os alunos irão utilizar os modelos produzidos por eles para explicar os fenômenos científicos abrangidos, como a formação das fases da Lua e sua influência e a causa das estações do ano. Farão a instalação da Biruta e do Relógio de Sol na escola e farão as devidas explicações de sua utilização aos que estiverem presentes. Nesta ocasião toda a comunidade escolar será convidada a participar.



8 – Recursos materiais:

ÍTEM
Qtde
VALOR UN. R$
VALOR TOTAL
R$
PACOTE DE PALITO DE CHURRASCO
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
COLA DE ISOPOR
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
BOLA DE ISOPOR Nº 10
20
0.50
10,00
BOLA DE ISOPOR Nº 25
6
SEM CUSTO
SEM CUSTO
ESTILETE
5
SEM CUSTO
SEM CUSTO
TUBO DE TINTA PRATA
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
TUBO DE TINTA AZUL
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
TUBO DE TINTA VERDE
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
TUBO DE TINTA PRETA
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
PINCEL Nº 6
4
0,70
2,80
PINCEL Nº 10
4
0,90
3,60
FOLHA DE ISOPOR MÉDIA
2
SEM CUSTO
SEM CUSTO
LIXA FINA
1
1,20
1,20
RÉGUA DE 30 CM
2
SEM CUSTO
SEM CUSTO
FITA DE CETIM LARGA
1 m
4,00
2,00
FITA ADESIVA
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
FITA ISOLANTE
1
3,00
3,00
CABO DE VASSOURA
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
BOCA DE LUZ
1
2,50
2,50
LÂMPADA DE 40W
1
3,00
3,00
FIAÇÃO ELÉTRICA
2 m
3,00
6,00
ACENDE/APAGA
1
2,50
2,50
TOMADA
1
1,50
1,50
CARTOLINA AMARELA
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
ESTOJO DE CANETINHA (12 CORES)
1
SEM CUSTO
SEM CUSTO
GARRAFA DE 2 L
2
SEM CUSTO
SEM CUSTO
CÓPIAS
280
SEM CUSTO
SEM CUSTO
VALOR TOTAL


41,60






9 – Cronograma:

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
DIA/MÊS
19/09
20/09
25/09
26/09
27/09
02/10
03/10
 04/10
05/10
09/10
TURMA B (PRIMEIRO ENCONTRO)
   X









TURMA A (PRIMEIRO ENCONTRO)

   X








TURMA B (SEGUNDO ENCONTRO)


   X







TURMA A (SEGUNDO ENCONTRO)


   X







TURMA B (TERCEIRO ENCONTRO)



   X






TURMA A (TERCEIRO ENCONTRO)




  X





TURMA B (QUARTO ENCONTRO)





   X




TURMA A (QUARTO ENCONTRO)





   X




TURMA B (QUINTO ENCONTRO)






   X



TURMA A (QUINTO ENCONTRO)







   X


TURMAS A e B (NASTRO)








   X

TURMAS A e B (CULMINÂNCIA)









   X
           


 ...............................................................................................................................................................


Referências:

BEHRENS, M.A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 2005.
BRASIL.Parâmetros curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC / SEF, 1998
CANALLE, J. B. G.; Oficina de Astronomia. Instituto de Física. UERJ.
GREGIO, R.  Lua, Guia de observação. REA/Brasil.
IACHEL, G. Concepções alternativas de alunos do ensino médio sobre o fenômeno de formação das fases da lua. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 5, p. 25-37, 2008
LANGHI, R. Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. V.24 p 87-111. Abril, 2007.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais. Revista Chilena de Educação Científica, 4(2): 38-44, 2005.
­______ A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
______ Organizadores prévios e Aprendizagem significativa -Revista Chilena de Educación Científica, ISSN 0717-9618, Vol. 7, Nº. 2, 2008, p. 23-30.
OLIVEIRA, V.R. Desmitificando a pesquisa científica. Belém: EDUFPA, 2008.
PRAIA, J.F. Aprendizagem significativa de David Ausubel: Contributos para uma adequada visão da sua teoria e incidência no ensino.III encontro internacional sobre Aprendizagem Significativa. Peniche, 2000.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 Ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVEIRA, F. L. Marés, fases principais da lua e bebês. Caderno Brasileiro de ensino de física, Florianópolis, v. 20,, N..1:: P..10-29,, ABR.. 2003.
TREVISAN, R. H. Assessoria na avaliação do conteúdo de Astronomia dos livros de Ciências do primeiro grau. Londrina – PR. Depto. De Física, UEL.


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