SERVIÇO
PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO
DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO
DE ASTRONOMIA DA UFPA
DIÁRIO
DE BORDO
PROFESSORES:
Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:Gleyce Suelem
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano /5MR02
1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:
Faça um
diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes
aspectos da aula:
1. Qual foi o assunto da aula?
R: Observação direta: nascimento e ocaso das estrelas
e da lua
2. Como foi feita a introdução?
R: Primeiramente, houve uma breve explicação sobre a
visualização do céu na qual poderão manusear o planisfério e como utiliza-lo
para localizar a constelação de pegasus.
3. O professor fez algum tipo de envolvimento para
obter a atenção dos alunos?
R: sim! O professor propôs uma atividade pratica,
trabalhada numa abordagem investigativa, em que os alunos interagiram de forma
ativa, quais iriam testar durante a semana.
4. Os estudantes foram participativos?
R: O desenvolvimento da atividade despertou a
curiosidade dos alunos, ao poder ver a imagem da lua no céue poder desenhar em
uma folha A4 a atividade da lua no exato momento como ela se encontra,
possibilitando um contato direto entre os alunos e o fenômeno da natureza.
5. Como o professor foi ministrando o conteúdo?
R: O assunto
foi ministrado de forma lúdica e investigativa com a ajuda dos estagiários.
6. Foi realizada alguma atividade? Como foi
desenvolvida esta atividade?
R: Sim! Uma atividade pratica da observação da lua e
das constelações através da carta celeste.
7. Você acha que os estudantes compreenderam o
conteúdo?
R: como os alunos já estão se familiarizando com
certos conceitos astronômicos. Sendo assim os alunos tendem a compreender com
facilidade o conteúdo administrado.
8. Você é capaz de dizer que conteúdo o professor
ministrou?
R: Foi ministrado como localizar a constelação de
pegasus no planisfério e a observaçãodireta da lua.
9. Você acha que os objetivos da aula foram
alcançados?
R: Os alunos interagiram de forma pratica usando os
materiais fornecidos durante aula e assim aprimorando seus conhecimentos.
Neste
Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor
maneira possível a aula e suas observações a respeito da mesma.
2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO
MINISTRADO
R:
TEMA:
Observação
direta da lua, nascimento e ocaso das estrelas.
OBJETIVO:
Identificar as constelações no céu e como
localizá-las.
Compreender a observação da lua
principalmente, a constelação de pegasus.
ANO:
5º
TEMPO ESTIMULADO:
Terceira aula.
METODOLOGIA:
1ª Momento – Serão estudadas quantas
fases a lua tem no total e quais as quatro fases especificas utilizando o
Sttelarium para observa o movimento da lua e a intensidade da luz.
2ª Momento – Após os alunos terem compreendido
as fases da lua, será feito uma atividade pratica na qual iram observa a lua e
desenha-la e identificar qual fase ela se encontra.
AVALIAÇÃO:
Serão avaliados através da atividade
na qual iram observar a mudança de fases da lua ate atingir as quatro fases
principais.
RECURSOS
UTILIZADOS:
Stellarium,
carta celeste, planisfério e uma tabela das fases da lua em uma falha A4.
3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA
REALIZADA PELO PROFESSOR
R: A atividade pratica sobre a lua na qual teve inicio
no dia 13 de novembro de 2012. Utilizamos uma folha A4 com 29 luas para ser
visualizada do modo como o reflexo do sol incide na lua em que será possível
determinar as fases da lua.
4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO
PROFESSOR
R: não houve
questões feitas pelo professor.
5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O
ASSUNTO MINISTRADO
- onde a lua esta situada?
R: Em órbita
da Terra
- A lua só
aparece à noite?
R:Não! Há
períodos em que podemos vê-la de dia. Isso acontece geralmente quando ela está
entre o Sol e a Terra.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário