quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

3° Diário de Bordo do PIBID aplicado na E.E.F.M VILHENA ALVES


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:Gleyce Suelem
DURAÇÃO: 7h30 às 8h45
TURMA: 6oano /5MR02


1_DESCREVA COMO OCORREU A AULA:

Faça um diário de Bordo, ou seja, um texto na forma de um relato descrendo os seguintes aspectos da aula:

1.       Qual foi o assunto da aula?
R: Observação direta: nascimento e ocaso das estrelas e da lua

2.       Como foi feita a introdução?
R: Primeiramente, houve uma breve explicação sobre a visualização do céu na qual poderão manusear o planisfério e como utiliza-lo para localizar a constelação de pegasus.

3.       O professor fez algum tipo de envolvimento para obter a atenção dos alunos?
R: sim! O professor propôs uma atividade pratica, trabalhada numa abordagem investigativa, em que os alunos interagiram de forma ativa, quais iriam testar durante a semana.

4.       Os estudantes foram participativos?
R: O desenvolvimento da atividade despertou a curiosidade dos alunos, ao poder ver a imagem da lua no céue poder desenhar em uma folha A4 a atividade da lua no exato momento como ela se encontra, possibilitando um contato direto entre os alunos e o fenômeno da natureza.


5.       Como o professor foi ministrando o conteúdo?
R: O assunto foi ministrado de forma lúdica e investigativa com a ajuda dos estagiários.

6.       Foi realizada alguma atividade? Como foi desenvolvida esta atividade?
R: Sim! Uma atividade pratica da observação da lua e das constelações através da carta celeste.

7.       Você acha que os estudantes compreenderam o conteúdo?
R: como os alunos já estão se familiarizando com certos conceitos astronômicos. Sendo assim os alunos tendem a compreender com facilidade o conteúdo administrado.

8.       Você é capaz de dizer que conteúdo o professor ministrou?
R: Foi ministrado como localizar a constelação de pegasus no planisfério e a observaçãodireta da lua.  

9.       Você acha que os objetivos da aula foram alcançados?
R: Os alunos interagiram de forma pratica usando os materiais fornecidos durante aula e assim aprimorando seus conhecimentos.

Neste Diário de Bordo você pode inserir fotos ou desenhos para descrever da melhor maneira possível a aula e suas observações a respeito da mesma.

2_ELABORE UM PLANO DE AULA PARA O ASSUNTO MINISTRADO
R:

TEMA:
Observação direta da lua, nascimento e ocaso das estrelas.


 OBJETIVO:
      Identificar as constelações no céu e como localizá-las.
     Compreender a observação da lua principalmente, a constelação de pegasus.

ANO:
   5º

 TEMPO ESTIMULADO:
          Terceira aula.


METODOLOGIA:

         1ª Momento – Serão estudadas quantas fases a lua tem no total e quais as quatro fases especificas utilizando o Sttelarium para observa o movimento da lua e a intensidade da luz. 


 2ª Momento – Após os alunos terem compreendido as fases da lua, será feito uma atividade pratica na qual iram observa a lua e desenha-la e identificar qual fase ela se encontra.

AVALIAÇÃO:
          Serão avaliados através da atividade na qual iram observar a mudança de fases da lua ate atingir as quatro fases principais.

RECURSOS UTILIZADOS:
Stellarium, carta celeste, planisfério e uma tabela das fases da lua em uma falha A4. 


3_FAÇA UM TEXTO EXPLICANDO A ATIVIDADE PRÁTICA REALIZADA PELO PROFESSOR
 R: A atividade pratica sobre a lua na qual teve inicio no dia 13 de novembro de 2012. Utilizamos uma folha A4 com 29 luas para ser visualizada do modo como o reflexo do sol incide na lua em que será possível determinar as fases da lua.


4_RESOLVA AS QUESTÕES DO EXERCÍCIO FEITAS PELO PROFESSOR
R: não houve questões feitas pelo professor.

5_ELABORE QUESTÕES PARA UMA POSSÍVEL PROVA SOBRE O ASSUNTO MINISTRADO

  - onde a lua esta situada?
R: Em órbita da Terra

- A lua só aparece à noite?
R:Não! Há períodos em que podemos vê-la de dia. Isso acontece geralmente quando ela está entre o Sol e a Terra.

-



Nenhum comentário:

Postar um comentário