Título: Uma abordagem de
ensino baseada na aprendizagem significativa sobre as fases da Lua
Autores: Elisangela Barreto
Santana e Franciney
Carvalho Palheta
Instituição: Núcleo de
Astronomia da Universidade Federal do Pará
Telefone: (91)8356-5059 ou (91)8128-9086
Apresentadora: Elisangela
Barreto Santana
Área temática: Difusão e Educação (D&E)
Forma de apresentação: Painel
Resumo:
O ensino de astronomia é
obrigatório no currículo de Ciências, como indica o 3o Ciclo dos
PCN. Entretanto, há uma dificuldade sobre abordagens de ensino que superem a
aprendizagem mecânica pela aprendizagem significativa, na concepção da Teoria
de Ausubel. Foi desenvolvida uma abordagem com objetivo de trabalhar
aprendizagem significativa sobre as fases da lua no decorrer de um período
sinódico. O trabalho foi aplicado no Núcleo de Astronomia da UFPA, nas aulas preparatórias
para as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, no nível 3. Os sujeitos da
pesquisa são alunos do ensino regular que estão entre o 6o e
o 9o ano do ensino fundamental. A abordagem iniciou com a
identificação dos subsunçores sobre fases da lua. Em seguida foram feitos
questionamentos que serviram de organizadores prévios. Foi feita uma simulação
para trabalhar a aprendizagem significativa com os estudantes representando um
observador na Terra, ao observar a Lua sendo iluminada. Aplicou-se um teste aos
alunos para que pintassem as fases da Lua, conforme a simulação. Como resultado
do trabalho obteve-se 82% de acertos sobre o conceito científico das fases da
Lua. Os estudantes compreenderam que a Lua não apresenta somente 4 fases.
Finalmente foi utilizado um painel como modelo conceitual das fases da lua para
discutir a aprendizagem após a simulação. Esta abordagem foi importante porque
trabalhou o conceito científico das fases da Lua a partir dos subsunçores, por
meio de uma simulação que construísse uma aprendizagem significativa.
Palavras-chaves: fases da Lua; aprendizagem significativa;
subsunçores; organizadores prévios.
Referências
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de Astronomia. Instituto de Física. UERJ.
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