quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Resumo de artigo - ENAST 2011.


Título: Uma abordagem de ensino baseada na aprendizagem significativa sobre as fases da Lua
Autores: Elisangela Barreto Santana e Franciney Carvalho Palheta
Instituição: Núcleo de Astronomia da Universidade Federal do Pará
Telefone: (91)8356-5059 ou (91)8128-9086
Apresentadora: Elisangela Barreto Santana
Área temática: Difusão e Educação (D&E)
Forma de apresentação: Painel

Resumo:

O ensino de astronomia é obrigatório no currículo de Ciências, como indica o 3o Ciclo dos PCN. Entretanto, há uma dificuldade sobre abordagens de ensino que superem a aprendizagem mecânica pela aprendizagem significativa, na concepção da Teoria de Ausubel. Foi desenvolvida uma abordagem com objetivo de trabalhar aprendizagem significativa sobre as fases da lua no decorrer de um período sinódico. O trabalho foi aplicado no Núcleo de Astronomia da UFPA, nas aulas preparatórias para as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia, no nível 3. Os sujeitos da pesquisa são alunos do ensino regular que estão entre o 6o e o 9o ano do ensino fundamental. A abordagem iniciou com a identificação dos subsunçores sobre fases da lua. Em seguida foram feitos questionamentos que serviram de organizadores prévios. Foi feita uma simulação para trabalhar a aprendizagem significativa com os estudantes representando um observador na Terra, ao observar a Lua sendo iluminada. Aplicou-se um teste aos alunos para que pintassem as fases da Lua, conforme a simulação. Como resultado do trabalho obteve-se 82% de acertos sobre o conceito científico das fases da Lua. Os estudantes compreenderam que a Lua não apresenta somente 4 fases. Finalmente foi utilizado um painel como modelo conceitual das fases da lua para discutir a aprendizagem após a simulação. Esta abordagem foi importante porque trabalhou o conceito científico das fases da Lua a partir dos subsunçores, por meio de uma simulação que construísse uma aprendizagem significativa.

Palavras-chaves: fases da Lua; aprendizagem significativa; subsunçores; organizadores prévios.

Referências

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GREGIO, R.  Lua, Guia de observação. REA/Brasil.

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