segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Plano de Ensino 2013

Plano de Ensino realizado pelos bolsistas do PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS que será aplicado na E.E.E.F.M VILHENA ALVES DO ANO LETIVO DE 2013.


Plano de Ensino


Objetivo.
Salientar a importância da Astronomia no mundo  científico moderno, como seu papel ao longo da história da humanidade. Enfatizar a relação da Astronomia com os estudantes  de forma lúdica. Demonstrar o dinamismo do Universo e o Sistema Solar. Refletir sobre a questão da vida no Universo. Apontar problemas relacionados ao conteúdo de Astronomia nos livros didáticos.

Programa da Disciplina


1_ O  Sistema  Solar.
# Origem.
# Estrutura   interna, forma, alterações   na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia   e noite, horas e fusos horários.
# Lua: fases da Lua, mês e eclipses.
# Sol: translação da terra, eclíptica, ano, estações do ano.
2_ O Universo.
#  Origem do Universo.
# Objetivos do Sistema Solar.
# Galáxias.
# Ano  luz.
# Constelações.
# Reconhecimento do céu.

__Cronograma   das  atividades.


# Teatro de fantoche de sombra.
#Teatro do Sistema  Solar.
# Simulação das fases da Lua.
# Gnômon.
# Astrolábios.
# Cartas Celestes.
# Observação do Sol.
# Jogos   didáticos.
# Caderno didático.
# Vídeos  de  animação.
# Palestras.
# Seminários.
# Cine   Cinema.
# Relógio  do Sol.
# Trabalhos de Exposição.

Procedimentos  Metodológicos.


__ Durante o semestre serão realizadas as atividades que serão definidas no transcorrer dos planos de aulas, conforme  foi  descrito  acima. As aulas práticas foram planejadas de acordo com o conteúdo ministrado.

Recursos  Didáticos.


__ Os recursos didáticos estarão de acordo com as atividades  realizadas. Esses recursos  vão estar a disposição da professora,  que acompanhará  os experimentos  desenvolvidos  na sala de aula, pelos alunos.  Todos  os materiais são de baixo custo, como exemplo: lápis,  cartolinas, isopor, ECT.....



 

Relatório PIBID


__ Todos os relatórios deverão ser entregues  por antecedência no dia 15 bimestral, caso haja atraso não receberemos por favor não insista pois todos os relatórios serão revisados pela professora  Lucia, para ser entregue novamente  para a coordenadora  Ruth, para ser enviado para o professor Franciney no prazo do dia 22 bimestral. Os relatórios enviados deverão conter  o registros das atividades realizadas na escola.

Diário de Bordo


___ Todos os diários de Bordo deverão ser enviados toda semana, logo após o encerramentos das  atividades, caso haja  algum atraso, o bolsista terá  até a sexta- feira  pela manhã para  enviar para a coordenadora Ruth, que enviara para a professora Lucia, para ser revisados. Todas as atividades realizadas deverão ser registradas, somente uma pessoa ficará  com esta  função na equipe.

Plano de Aula.


___  Todas os planos de aulas deverão ser feitos por antecedência pois todas as aulas aplicadas, serão acompanhadas de um plano de aula, para que todos os bolsista fique ciente do conteúdo a ser ministrado. Os planos de aulas serão individuais, cada bolsista ficará com  seu conteúdo.

Caderno Didático


____   Para a elaboração do caderno didático os bolsistas deverão pesquisar o conteúdo, que foram distribuídos para facilitar a composição do material. O  caderno didático ajudará o aluno a  acompanhar todos os assuntos e atividades que serão ministrado no decorrer do ano. Este material deveram  estar prontos antes do ano letivo começar. O caderno estará presente no momento em que o aluno estiverem  presente em sala ,pois este material será devolvido ao término da aula e entregue para o professor . Este procedimento será feito para que o aluno não esqueça em casa e desenvolva as atividades sem nenhum transtorno.


Avaliação


_____ A avaliação  terão os seguintes procedimentos 50% provas e 50%  de atividades que serão  realizadas em sala de aula ou em área aberta da escola para exposição.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário