quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Diário de Bordo: Astrolábio

Atividade aplicada na E.E.E.F.M VILHENA ALVES.

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
                                     NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:Gleyce Suelem, Elciane Pereira, Ruth Gomes, Rhanna
INICIO DA AULA: 8:00h
TURMAS: 5MR01 /5MR02
DATA: 07/02/2013

DIÁRIO DE BORDO
A aula de recuperação  no ensino de Ciências para alunos de 5ª série iniciou-se com a fala da Professora Lúcia Santos explicando para os alunos quais temas seriam abordados durante a recuperação, bem como a metodologia  e a avaliação que seria utilizada junto aos bolsistas do PIBID.
Nesta primeira aula tratou-se do tema :Astrolábio e inicialmente os alunos foram questionados
a respeito de que conhecimentos prévios tinham sobre o mesmo, o que facilitou o envolvimento da turma e o desenvolvimento da aula.Após este momento foi realizada a parte teórica sobre  o conceito de Astrolábio, sua importância histórica e como esse instrumento   é importante para a Astronomia utilizando-se o quadro e a caneta para quadro branco. Depois dessa discussão os alunos foram envolvidos a participar de uma oficina sobre a construção de um Astrolábio para isto foram utilizados os seguintes recursos: um transferidor impresso em papel, papel cartão,cola, canudinho, barbante e grampeador. Cada aluno recebeu esses materiais e com a ajuda dos bolsistas e da professora foram sendo orientados a construir um Astrolábio .Com a construção do mesmo os alunos foram ensinados a  manusear este instrumento para observar objetos que estavam na sala de aula e que no caso eles escolheram as lâmpadas para verificar o ângulo e a altura do objeto escolhido, para essa observações mantivemos a porta fechada para criar um ambiente mais adequado, além disso foi também demonstrado outra maneira para se identificar as posições das estrelas que seria usar a mão estendida mostrando que cada posição corresponde a uma medida angular.
No final da aula os alunos responderam um questionário sobre o assunto abordado que foi elaborado pelos bolsistas aprimorando mais ainda seus conhecimentos.
A aula foi encerrada com a correção do exercício pela Professora e bolsistas e marcado a data e o horário para a segunda aula.
Logo após o término da aula a Professora e os bolsistas se reuniram em sala para discutir sobre a aula ministrada e chegou-se a conclusão de que durante a realização das atividades propostas foi possível perceber que os alunos demonstraram mais interesse em usar o astrolábio do que a mão estendida para a identificação dos astros e  até um aluno que parecia mais distante mostrou envolvimento na atividade, também que o conteúdo foi dado de forma clara e reduzida por se tratar de um período de recuperação, mas que houve compreensão do assunto que foi recebido com entusiasmo e curiosidade de aprender mais, visto que, os alunos estavam sempre perguntando.


REGISTROS:





   


   


Nenhum comentário:

Postar um comentário