quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Projeto sexualidade



Universidade Federal do Pará
Instituto de Ciências Naturais
Faculdade de Ciências Naturais
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID




Elisangela Barreto Santana



O que eu preciso saber sobre Sexo?




Belém
2011



........................................................................................................................................
ASSUNTO: Sexualidade e saúde dentro da proposta de ensino da aprendizagem significativa.


TEMA: O que eu preciso saber sobre Sexo?


INTRODUÇÃO:


            A sexualidade é algo que mexe com o adolescente ao passar por transformações físicas e emocionais que são inatas ao ser humano. No entanto, lidar de maneira adequada com as dúvidas e mudanças pelas quais os jovens passam durante a puberdade tem sido um desafio na sociedade moderna, onde diariamente são enxurrados por informações via internet, TV, revistas, livros e outros. Assim, faz-se necessário a escola contribuir com informações e orientações adequadas sobre sexualidade e suas implicações com a saúde, com o intuito de prevenir a gravidez na adolescência e DST’s, incluindo a AIDS, que muitas vezes são responsáveis pelos índices de evasão escolar.


OBJETIVO GERAL:

Produzir junto com os alunos folders informativos que envolvem assuntos relacionados com o tema sexualidade e saúde.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Orientar os alunos quantos aos riscos das DST’s.
Informar sobre os meios contraceptivos e planejamento familiar.
Conhecer de maneira adequada os órgãos e funções reprodutoras.
Considerar os aspectos morais, emocionais e físicos do aborto.

JUSTIFICATIVA:


            O tema transversal sexualidade e saúde são consideradas nos PCN debaixo do eixo temático ser humano e saúde. Ao trabalhar esse assunto com alunos que são adolescentes, é importante levar em consideração sua disposição natural de aprender, além de lembrar que muitos jovens são mal informados neste aspecto, por não procurarem orientações em fontes confiáveis como os pais, professores ou profissionais de saúde. Neste aspecto os PCN (1998) dão as seguintes orientações que devem ser levadas em consideração pelos professores ao trabalharem o tema;


No quarto ciclo, alunos e alunas já têm conhecimentos sobre o processo de gravidez. No entanto, a gravidez precoce e indesejada está bastante relacionada à utilização inadequada ou à não utilização de métodos anticoncepcionais. A coleta e análise desses dados, bem como a comparação entre os vários métodos quanto à sua utilização correta, ao seu modo de ação, eficiência e efeitos colaterais, devem deixar os jovens mais seguros quanto às suas atitudes práticas. Associado a essa discussão, é necessário investigar os modos de transmissão, a prevenção e principais sintomas das doenças sexualmente transmissíveis, enfatizando-se as formas de contágio, a disseminação alarmante e a prevenção de AIDS, relacionadas aos processos do sistema imunológico e às políticas de informação da população (BRASIL, 1998).


             O reflexo da má orientação tem sido demonstrado nas estatísticas da secretaria e ministério da saúde, onde o índice de gravidez na adolescência, aborto e doenças sexualmente transmissíveis, Incluindo a AIDS, são altos entre os jovens.
            Assim faz-se necessário trabalhar de maneira dinâmica e estimulante esses aspectos que envolvem a obtenção de informações e principalmente a formação crítica que os auxiliem ao tomar decisões que irão refletir no uso de seu corpo, bem como na futura estrutura social e familiar destes jovens. Pensando em oferecer aos alunos informações adequadas, bem como estimular neles o interesse pela pesquisa e a disposição em debater sobre o tema, trabalharemos o assunto segundo a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel e propomos a produção de folders informativos que serão elaborados e preparados por eles mesmos, bem como distribuídos na escola no dia da feira da cultura, visando compartilhar com os demais alunos da escola os resultados das pesquisas, palestras e debates relacionados ao tema.


METODOLOGIA:


            O desenvolvimento do projeto se dará em 12 aulas que serão dividas em 6 sessões de 2 aulas. Em cada reunião será oferecido aos alunos um questionário com o intuito de saber qual o grau de entendimento dos alunos relacionados ao tema em questão, o que segundo Ausubel, significa identificar os subsunçores, ou seja, conhecer o que o aluno já tem em sua estrutura cognitiva, que irá ajudar a estruturar de maneira significativa o tema principal que é a educação sexual e seu relacionamento com a saúde.
            De acordo com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, após identificar os subsunçores se faz necessário a apresentação de materiais que ajudarão a enriquecer seu conhecimento acerca do assunto, esses recursos são os organizadores prévios, que dentro do trabalho serão oferecidos em forma de palestras, conversas formais, além de discussões das pesquisas que eles mesmos farão.
            Será apresentado aos alunos um mapa conceitual como recurso didático, uma vez que segundo o princípio ausubeliano os mapas podem ser usados para mostrar hierarquias entre conceitos que estão sendo ensinados em uma unidade de estudo, como será o nosso caso (MOREIRA, 2006). No entanto, visto que os mapas conceituais podem ser utilizados também como instrumento de avaliação, os alunos serão encorajados a fazer um mapa conceitual após cada discussão em sala, com o intuito de avaliarmos o grau de aprendizagem dos alunos em cada aula, e eventuais necessidades de aprofundar um ou outro assunto.
            Dentro da presente proposta de ensino, temos como objetivo ainda proporcionar a diferenciação progressiva
“como princípio programático da matéria de ensino, segundo o qual as idéias mais gerais e inclusivas do conteúdo devem ser apresentados no início da instrução e, progressivamente, diferenciadas em termos de detalhe e especialidade [...] uma vez que a estrutura cognitiva é, por hipótese, organizada hierarquicamente e a aquisição de conhecimento é menos difícil se ocorrer de acordo com a diferenciação progressiva, nada mais natural que deliberadamente programar a apresentação da matéria de ensino de maneira similar, a fim de facilitar a aprendizagem significativa” (Moreira, 2006).


            Dentro da perspectiva da aprendizagem significativa ainda se faz necessário a reconciliação integrativa que é o princípio segundo o qual a instrução deve explorar relações entre idéias, apontar similaridades e diferenças importantes e reconciliar discrepâncias reais ou imaginárias (MOREIRA, 2006). Isso será feito ao passo que os assuntos irão sendo trabalhados e cada aspecto será relacionado com o anterior, mostrando que estão todos interligados dentro do tema central sexualidade e saúde.
            O desenvolvimento do trabalho se dará no período de 12h aulas, distribuídos da seguinte maneira:


1º encontro: 2h aulas.

Será apresentado aos alunos o projeto na forma de mapa conceitual e explicado a metodologia que será utilizada. Os alunos irão responder o primeiro questionário com perguntas relacionadas ao tema. Os possíveis temas serão escolhidos pelos alunos e a turma será divida em quatro equipes que ficará responsável pela produção de um folder com informações sobre o tema escolhido pela equipe. Debaixo do tema sexualidade e saúde serão propostos os seguintes temas, lembrando que estão abertos a discussões e alterações de acordo com o interesse dos alunos:
- Aborto
- DST’s
- Métodos contraceptivos e planejamento familiar.
- Sistema reprodutor masculino e feminino e funções reprodutoras.


2º encontro: 2h aulas.

Os Alunos irão apresentar os resultados das pesquisas preliminares que já tenham feito. Será entregue um questionário com perguntas sobre o funcionamento do sistema reprodutor masculino a feminino, bem como sobre as funções reprodutoras, em seguida haverá a apresentação de uma palestra sobre sistema reprodutor, com duração de 30 minutos para permitir a intervenção dos alunos com perguntas e discussões. Ao término da palestra será solicitado aos alunos que façam um mapa conceitual do assunto tratado em sala e como dever de casa cada aluno irá se comprometer em apresentar mais materiais para a produção do seu folder.


3º encontro: 2h aulas.

No início da aula os alunos serão levados ao laboratório de informática e apresentados ao software Publisher para que aprendam como ele é utilizado para preparar os folders. Os alunos serão encorajados a preparem um esboço modelo para apresentarem na próxima aula para discussão em equipe da estrutura da cada folder. Reconduzidos à sala, os alunos assistirão a um vídeo que aborda o tema aborto, após apresentação será feita um debate e a turma será dividida em duas equipes, de um lado os que apóiam o aborto e do outro os que são contra, e cada equipe terá a oportunidade de expressar seu ponto de vista e defender seus conceitos. Após encerramento do debate, os alunos serão convidados a fazerem um mapa conceitual sobre o assunto envolvendo os aspectos morais, éticos, religiosos, físicos e pessoais. Será feita uma análise do assunto com relação as funções reprodutoras, fazendo uma reconciliação integrativa dos organizadores prévios até então apresentados.



4º encontro: 2h aulas.

Novo questionário será oferecido aos alunos, desta vez com perguntas relacionadas à DST’s, prevenção, sintomas e tratamentos. Os alunos serão convidados a relatarem experiências pessoais ou de conhecimento popular sobre o assunto e em seguida será apresentada uma palestra sobre o tema com apresentação de cartazes e folhetos informativos. As principais DST’s serão trabalhadas, especialmente a AIDS. Os alunos serão convidados a fazerem perguntas por escrito, que serão sorteadas e respondidas no decorrer da aula. O material trazido pelos alunos será avaliado e novas orientações serão dadas quanto a estrutura dos folders. A aula será encerrada com a produção de um mapa conceitual sobre o assunto e os alunos serão convidados a trazerem figuras para aproxima aula para que sejam selecionadas as que farão parte do folder.


5º encontro: 2h aulas.

Ao início da aula os alunos serão questionados quanto ao conhecimento sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar. Serão apresentados os principais métodos, suas vantagens e desvantagens. A finalidade e importância do planejamento familiar serão trabalhadas e os alunos serão encorajados a opinar e idealizar seu próprio futuro frente às perspectivas atuais. Mais uma vez será feita uma reconciliação integrativa de tudo que foi trabalhado até então e os alunos serão levados a avaliar o uso das tecnologias utilizadas, bem como o impacto na sociedade. O último mapa conceitual será produzido pelos alunos. Todo material produzido pelos alunos será recolhido e definidos todos os aspectos que envolvam os folders de cada equipe.


6º encontro: 2h aulas.

A turma será dividida em quatro equipes e será entregue a cada equipe o seu respectivo folder. Os alunos terão um tempo determinado para ler e discutir sua própria produção e fazer uma análise do resultado final. Em seguida cada equipe irá apresentar para os demais da turma seu folder e explicar como ele será apresentado e distribuído no dia da feira da cultura.



Cronograma:


Atividades
Período/hora-aula
1 - 5
6 - 7
8 - 9
10 - 11
12-13
14-15
16-17
18 -19
20-21
22-23
24-25
26-28
29-30
31-35
Planejamento do projeto
x













Preparação da aula inicial

x












Aula inicial( primeiro encontro)


x











Preparação da palestra sobre sistema reprodutor



x










Aula  (segundo encontro)




X









Preparar aula sobre aborto





X








Aula ( terceiro encontro)






X







Preparar aula sobre DST







x






Aula(quarto encontro)








X





Preparar aula sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos         









x




Aula (quinto encontro)










X



Preparar os folders











x


Aula (sexto encontro)












x

Feira da Cultura













x





REFERÊNCIAS:




Aparelho reprodutor masculino e feminino. Disponível em: http://www.infoescola.com/biologia/aparelho-reprodutor-masculino/ . Acesso em 05/10/2011.

Boletim Epidemiológico – AIDS / DST, Brasília. 2011.
Ciclo menstrual. Disponível em: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod3.asp#menstrual . Acesso em 09/01/2012.


Moreira, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

Orientação Sexual. Disponível em: www.nib.unicamp.br/svol/artigo40.htm) . Acesso em 17/12/2011.

  Orientação sexual. Disponível em:  htp://www.adolescencia.org.br . Acesso em 22/10/2011.

Planejamento familiar. Disponível em: http://www.portalfeminino.com.br/Paginas.aspx?area=planej&id=planejamento. Acesso em 22/10/2011.

Sistema reprodutor masculino. Disponível em:http://tusopelaciencia.blogspot.com/2011/12/legenda-do-sistema-reprodutor-masculino.html – em 05/03/12 . Acesso em 19/10/2011.

Virgindade. Disponível em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Virgindade Acesso em 28/10/2011.

 .................................................................................................................................................

APÊNDICE A


Projeto O que eu preciso saber sobre sexo

Escola: Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves.
Aluno: ______________________________________________________  Turma: _______________
Tema: Identidade sexual.                                                                                       
Data:   ____/____/____


1 – Qual a importância da identidade sexual de uma pessoa para a sociedade?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Na família, a identidade sexual influencia no respeito e afeto? Por que você pensa assim?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Na sua opinião, um homossexual merece mais ou menos respeito? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 – Como você encara a homofobia?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – O que você pensa a respeito do bullying contra os homossexuais?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Ser virgem no século XXI é antiquado ou ainda vale à pena?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Quais os aspectos físicos envolvidos na virgindade masculina e feminina?Muda fisicamente em alguma coisa?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
APÊNDICE B

Projeto O que eu preciso saber sobre sexo

Escola: Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves.
Aluno: _____________________________________________________  Turma: _______________
Tema: Sistema Reprodutor Masculino e Feminino                                            Data:   ____/____/____

1- Que órgãos compõem o Sistema reprodutor Feminino?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Que órgãos compõem o sistema reprodutor Masculino?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Você saberia descrever o papel que os hormônios tem no desenvolvimento das características femininas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Você saberia descrever o papel que os hormônios tem no desenvolvimento das características masculinas?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-Como você descreveria o ciclo menstrual?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Quais as causas mais comuns para a infertilidade masculina e feminina?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7- O que você ainda deseja saber sobre esse tema?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
APÊNDICE C

Projeto O que eu preciso saber sobre sexo

Escola: Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves.
Aluno: ___________________________________________________     Turma:      _____________
Tema: Aborto.                                                                                                         Data:        ____/____/____

1 – Qual sua posição com relação ao aborto? Que argumentos você usaria para defender sua opinião?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-Que experiências o fariam mudar de opinião?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- “Diana, uma jovem de classe alta, no 3º semestre de Psicologia, solteira, decide interromper sua gravidez de 12 semanas por acreditar que isso atrapalharia em sua formação”. Você concorda ou discorda de sua decisão?Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- “Fernanda está grávida de dois meses, aos 17 anos, em resultado de um estupro. Os médicos que a acompanham conseguiram uma autorização judicial para interromper a gravidez, no entanto sua prima, Camila de 37 anos que não pode engravidar está disposta a adotar o bebê assim que nascer, bem como de dar todo o suporte que Fernanda necessitar durante a gravidez”. O que você faria no lugar de Fernanda? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Qual o papel do planejamento familiar e dos métodos contraceptivos na prevenção da gravidez indesejada e do aborto?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 – Saberia explicar algumas DST’s e a importância do uso da Camisinha?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
APÊNDICE D

Projeto O que eu preciso saber sobre sexo

Escola: Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves.
Aluno:______________________________________  Turma:_____________Data:   ____/____/____                                                                

Após vários encontros e discussões sobre assuntos relacionados à sexualidade, esperamos que sejam capazes de responder de maneira satisfatória a algumas perguntas envolvendo o tema. Algumas respostas serão selecionadas para o livro que vocês estão produzindo, então atenção para as respostas.


1-O que é virgindade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-A masturbação prejudica a saúde?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3-Se eu me masturbar, corro o risco de perder
a virgindade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4-Ser homossexual é questão de escolha ou defeito genético?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-A prática do aborto põe em risco a vida da mulher? Por quê?
____________________________________________________________________________


Autorizo a utilização de minhas respostas para a produção Da cartilha sobre sexualidade.
                                   ____________________________________________

 

__________________________________________________________________________________________________________________
6-Usar duas camisinhas juntas proporcionar maior proteção?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-Os anticoncepcionais fazem mal à saúde?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Que doenças eu posso adquirir por fazer sexo sem camisinha?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________9- Eu posso fazer sexo com alguém que tem AIDS e não me contaminar?
10-Qual a melhor maneira de prevenir a gravidez?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




APÊNDICE E

Projeto O que eu preciso saber sobre sexo

Escola: Escola Estadual De Ensino Fundamental e Médio Vilhena Alves.
Aluno:_________________________________________ Turma:________  Data:____/____/____

Baseado nos conhecimentos adquirido durantes as aulas de sexualidade, construa um mapa conceitual que resuma toda a temática abordada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário