sexta-feira, 28 de junho de 2013

DIÁRIO DE BORDO: COMETAS E GALÁXIAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
                                           NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:Gleyce Suelem, Elciane Pereira, Ruth Gomes, Bruno Henrique, Mauro
INICIO DA AULA: 8:00h
TURMAS: 6º ANO
DATA: 28/05/2013
PALESTRA: COMETAS  

DIÁRIO DE BORDO
Em 28 de maio de 2013 durante a aula de Ciências para os alunos do 6º ano foi realizada uma Palestra sobre Cometas na Escola Vilhena Alves, esta palestra foi iniciada com o seguinte  trecho da música da turma do balão mágico: “Pegar carona nessa cauda de cometa. Ver a Via Láctea estrada tão bonita. Brincar de esconde esconde numa nebulosa. Voltar pra casa nosso lindo balão azul...”  que é de conhecimento dos alunos, através deste trecho foram sendo utilizadas palavras contidas no texto da música que foram sendo aproveitadas como ponto de partida na construção  dos conhecimentos sobre os cometas como: o conceito de Cometas, sua estrutura, os tipos,  a vida e origem, os cometas descobertos e destacou-se  o cometa ISON considerado o cometa do século XXI que poderá ser visto até mesmo durante o dia em 25 de dezembro. Durante a Palestra os alunos fizeram várias perguntas demonstrando grande interesse e expectativa pelo cometa ISON.
No decorrer da palestra foram utilizadas várias imagens de slides com o data show para que os alunos pudessem entender melhor o que estava sendo abordado.
Ressalta-se que ao iniciar a Palestra com a música  foi com o objetivo de despertar o interesse e promover a  descontração do ambiente e verificou-se que a música como alternativa didática tem um efeito positivo tanto para quem ensina, como para quem aprende, e que os alunos muitas vezes, sem perceber se encontram totalmente envolvidos no processo.

DIÁRIO DE BORDO
DATA: 11.06.2013

PALESTRA : GALÁXIAS

Na aula de Ciências  do dia 11 de junho de 2013 foi realizada a Palestra sobre Galáxias para os alunos do 6º ano da Escola Vilhena Alves pelos bolsistas do PIBID com a supervisão da Professora Lúcia. Durante este palestra comentou-se sobre a descoberta das galáxias,o que são, a classificação morfológica das mesmas, os exemplos, suas características, a formação e a evolução das  galáxias. Para esta explanação foram utilizados os seguintes recursos: data show, notebook, extensão, pen-driver, piloto, quadro,etc. Os slides apresentados procuraram mostrar imagens para que o aluno pudesse entender melhor o que estava sendo abordado.
Também foi feita uma revisão sobre os Cometas.  No decorrer da palestra alguns alunos fizeram as seguintes perguntas: O buraco da minhoca é mito ou verdade? Como se forma um buraco negro? Nós poderemos ver o cometa ISON? Como é que os cientistas sabem de tudo isso?  Existe vida em outros planetas? E ressaltaram  que eles haviam comentado em casa sobre o ISON e sua passagem.
Percebe-se que a participação do aluno durante a aula é extremamente importante e que ele tem papel  fundamental na construção ativa de seu conhecimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário