segunda-feira, 29 de abril de 2013

TEMA: O SISTEMA SOLAR


SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
                                            NÚCLEO DE ASTRONOMIA DA UFPA

DIÁRIO DE BORDO

PROFESSORES: Franciney Palheta / Lúcia Santos
BOLSISTAS:Gleyce Suelem, Elciane Pereira, Ruth Gomes e Bruno Henrique
INICIO DA AULA: 8:00h
TURMAS: 6º ANO
DATA: 09/04/2013
TEMA: O SISTEMA SOLAR

DIÁRIO DE BORDO
A segunda aula sobre Astronomia ocorreu no dia 09.04.13 com duas turmas do 6º ano do turno da manhã na Escola Vilhena Alves, cujo tema abordado foi: O Sistema Solar. Primeiramente  a Professora Lúcia e os bolsistas fizeram a  apresentação do tema instigando os alunos a pensarem como podem ter surgido tantos corpos celestes? Dessa forma a aula foi iniciada explicando que os cientistas pensaram em um modelo para tentar explicar o surgimento do Universo. Eles imaginaram que tudo começou com uma grande explosão, chamada Big Bang e para que os alunos pudessem entender melhor essa teoria foi realizada a exibição de um vídeo que retratou como se formou o Sistema Solar. Após a exibição do vídeo os alunos interagiram perguntando: Se tudo o que foi mostrado no vídeo realmente era verdade? Dizemos que se trata de um modelo porque, obviamente, ninguém poderia ter “visto” o que aconteceu.E que esse modelo científico possibilita a explicação de algumas observações feitas pelos cientistas.
Em seguida o conteúdo foi sendo abordado mostrando que o nosso Sistema Solar possui além da Terra outros planetas e que eles se dividem em duas classes: Rochosos e Gasosos, cada um tem suas características próprias e a forma como estão distribuidos ao redor do Sol.  No decorrer da abordagem foram realizadas algumas perguntas: Quais os nomes dos planetas que eles conhecem?  Quantos são? Já viram algum?  Ressaltou-se também o porquê do Planeta Plutão não fazer mais parte do Sistema Solar. Posteriormente após essa parte teórica foi realizada a parte lúdica pelos bolsistas com uma Oficina sobre “ O Sistema Solar em escala” usando-se os seguintes recursos: lápis de cor, barbante, fita durex, canudinho, folha de papel A4, tesoura, cola e Xerox dos planetas e do Sol, piloto, apagador, computador e data show. No final da oficina cada aluno que participou e confeccionou o seu experimento levou para sua casa o Sistema Solar em escala.
Acreditamos que os objetivos propostos para esta atividade foram alcançados visto que, proporcionamos aos alunos o conhecimento das características de cada planeta, a ordem dos mesmos, sua classificação e sua escala, usando-se estratégias que despertam o interesse dos estudantes e espera-se que o aluno tenha compreendido as dimensões dos planetas do sistema solar com relação ao Sol , O que é o Big Bang? Como surgiu o Universo de acordo com os cientistas? De que maneira os planetas se movimentam no sistema solar? Os planetas estão distribuídos numa mesma distância do sol? Diferenciar os planetas rochosos e gasosos e também compreender as características de cada um, etc...
 Essa proposta pedagógica demonstra que com o uso de materiais simples na realização das  atividades  podem possibilitar ao professor   estimular a curiosidade dos alunos e aumentar o interesse deles pelo conteúdo, além de desenvolver habilidades importantes para a atividade científica com uma prática que não se privilegie a simples memorização de conceitos vazios de significado para o aluno.

REGISTROS EM ANEXOS:









Nenhum comentário:

Postar um comentário