PIBID de Ciências Naturais - UFPA

Sub-projeto de iniciação à docência em Ciências Naturais: Uma experiência de valorização á docência com eixos temáticos.

quinta-feira, 22 de março de 2012

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

VEJA A REPORTAGEM: http://br.noticias.yahoo.com/fotos/dia-mundial-%C3%A1gua-lembrado-diferentes-formas-slideshow/dia-mundial-da-%C3%A1gua-photo-1332428474.html
Postado por PIBID de Ciências Naturais - UFPA às 11:46
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Saudações internautas.

Sejam bem vindos!



Espaço de aprendizagem.



Arquivos do blog

  • ►  2013 (38)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  abril (2)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (16)
    • ►  janeiro (14)
  • ▼  2012 (31)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (5)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (3)
    • ►  abril (7)
    • ▼  março (8)
      • LDB
      • A data de 23 de março foi escolhida como o Dia ...
      • Livro: Sustemtable water management in the tropics...
      • LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
      • PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS CIÊNCIAS NATURAIS
      • MUSEU EMÍLIO GOELDI ANUNCIA!
      • DIA MUNDIAL DA ÁGUA
      • A batalha da pele contra o cigarro

Quem sou eu

Minha foto
PIBID de Ciências Naturais - UFPA
É um projeto de iniciação á docência (PIBID) da Licenciatura em Ciências Natuaris. O projeto pretende desenvolver um olhar sobre o ensino relacionado com a práxis, na formação inicial de professores de Ciências. Este projeto pe desenvolvido na escola Vilhena Alves.
Ver meu perfil completo

Justificativa

A formação de professores de ciências deve ser iniciada o mais cedo possível, para um melhor aproveitamento de experiências em sala de aula. Além disso, a utilização de recursos e metodologias na sala de aula pode ajudar na melhoria na só da formação inicial, mas continuada com professores que já atuam na escola. Desse modo este tipo de parceria pode fortalecer não só os estudantes que estão na formação, mas quem atua na sala de aula. Neste sentido a busca pela qualidade da formação docente passa por um curso com adequado tratamento conceitual e metodológico sobre o conhecimento científico e como ensinar este conteúdo para jovens e crianças. Assim, é imprescindível projetos que ofereçam novos espaços para aprofundamento das teorias científicas e de como ensiná-los.

Assim, a importância de projetos que estimulem a integração entre a Universidade e as Escolas, está na preparação de futuros professores que sejam reflexivos em suas práticas e que tenham, enquanto estudantes a clareza dos processos educacionais. É o espaço necessário para a formação de novos talentos em docência. Esta união entre local de formação e de futuro local de trabalho, ao ocorrer mais cedo na formação de futuros professores proporciona a aproximação entre a Teoria e Prática, entre a Universidade e as Escolas, além da troca de experiências da vida docente. O futuro professor percebe na medida em que aprende teorias como estas podem ser aplicadas em sala de aula, além de conhecer a própria realidade de seu futuro ambiente de trabalho.

Esta proposta de trabalho na formação docente em Ciências Naturais passa por integrar os Eixos Temáticos bem como os Temas Transversais. Ao invés de trabalhar com divisão tradicional de conteúdos, feita da seguinte forma: Na 5ª série (atual 6ª série) com o ensino sobre meio ambiente; na 6ª (atual 7ª série), com o ensino sobre seres vivos; na 7ª (atual 8ª série), sobre o corpo humano e na 8ª (atual 9ª série), com o ensino de física e química. Propomos um trabalho em cada série que integre as competências necessárias em Ciências, em acordo com os PCN, conforme o esquema acima.

Objetivos

· Propiciar um espaço de vivência da prática educativa na escola;

· Oportunizar ações que envolvam metodologias de ensino em ciências na escola;

· Oportunizar troca de experiências entre graduandos e professores de ciências da escola;

· Promover a integração entre teoria e prática para a formação de professores de ciências.

Principais ações

Dentre as ações está previsto o envolvimento dos licenciandos em atividades que possam promover uma maior clareza da realidade da escola e dos momentos de ensino-aprendizagem, com os seguintes pilares:

1. Estrutura e funcionamento da escola

2. Interação com a prática cotidiana do professor

3. Prática docente do licenciando

Resultados esperados

1. Contribuir para a formação de 10 futuros professores de Ciências Naturais para a educação básica;

2. Os bolsistas contribuirão com a orientação direta de 50 estudantes da educação básica em Feiras de Ciências.

3. Serão montadas 20 atividades experimentais para o laboratório de Ciências da escola.

4. Serão montados 20 modelos explicativos para o ensino de astronomia voltados aos estudantes de Ciências da escola.

5. Serão desenvolvidas 5 atividades de observação astronômica, orientadas pelos bolsistas para atender a comunidade escolar.

6. Aprimorar a formação dos licenciandos em Ciências Naturais, através de uma ação continuada em sala de aula e por meio de revisão de conceitos fundamentais, durante a experiência do trabalho educacional com a orientação do professor supervisor;

7. Criar em nossos futuros professores a independência na preparação, execução e avaliação das atividades educacionais em Ciências Naturais;

8. Formar profissionais através da participação efetiva dos mesmos em ações administrativas e experiências metodológicas/práticas de acordo com a realidade das escolas;

9. Identificar os problemas existentes no processo de ensino-aprendizagem;

10. Desenvolver atividades e/ou recursos que encaminhem para a superação das dificuldades do processo de ensino-aprendizagem;

11. Desenvolver no futuro educador a competência de ser criador e pesquisador através da elaboração de um material didático com caráter inovador;

12. Instigar a troca de experiência e a realização do trabalho em equipe;

13. Estimular os professores das escolas de rede pública a aperfeiçoarem sua prática pedagógica.

Seguidores

Link fácil

  • Faculdade de Ciências Naturais da UFPA
  • Periódicos - CAPES
  • Google Tradutor
  • PIBID
  • PROEG-UFPA
  • NASTRO
  • Núcleo de Meio Ambiente
  • CV Lattes
  • CNPQ
  • CAPES
  • UFPA

Eventos on line

  • Observatório Nacional
Braian Saimon Frota da Silva. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.